FAMOSOS

Ed Sheeran vence processo de direitos autorais após acusação de plágio por "Shape of You"

Ed Sheeran foi acusado de plagiar trechos da canção "Oh Why", de Sami Chokri e Ross O'Donoghue

Músico compartilhou a celebração nas redes sociais em uma publicação rara sobre o assunto - Foto: Reprodução / Instagram @teddysphotos
Músico compartilhou a celebração nas redes sociais em uma publicação rara sobre o assunto - Foto: Reprodução / Instagram @teddysphotos

Redação Publicado em 06/04/2022, às 09h50

Ed Sheeran comemorou, nas redes sociais, nesta quarta-feira (06/04), o julgamento de direitos autorais que venceu, após ser acusado de plágio pelo seu hit "Shape of You", recentemente. 

Em um vídeo publicado no Instagram, o músico falou abertamente sobre o assunto, afirmando que coincidências são comuns, principalmente por serem lançadas mais de 20 milhões de músicas por ano no Spotify. Torcendo para que o processo possa ser um exemplo para futuras situações, ele disse:

"Não quero levar nada sobre a dor e o sofrimento que os dois lados sofreram nesse processo. Preciso ressaltar que não sou uma entidade, não sou uma corporação. Sou um ser humano, um pai, um marido, um filho. Julgamentos não são uma experiência prazerosa. E espero que essa situação sirva de exemplo para que acusações sem fundamento, com essa, sejam evitadas. Isso realmente tem que acabar."

Acusado por Sami Chokri e Ross O'Donoghue, a dupla afirmou que o refrão do single de Sheeran era uma cópia do hit "Oh Why", lançada em 2015. Segundo a Reuters, o juiz Antoni Zacaroli decidiu: "Embora existam semelhanças entre o gancho OW (Oh Why) e a frase OI (Oh I), também existem diferenças significativas entre as músicas. Estou convencido de que o Sr. Sheeran não copiou inconscientemente Oh Why ao criar Shape."

Ao comparecer na segunda audiência de direitos autorais no último mês, Ed chegou a negar que não plagiou a obra da dupla. Segundo informou o site The Mirror, o advogado de Sami e Ross afirmou que Ed "empresta ideias e as coloca em suas músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não", além de que "depende de quem você é e se ele acha que pode se safar". J

á os advogados do britânico alegaram ao Supremo Tribunal que ele e seus co-escritores não se lembram de ter escutado a canção dos compositores antes da audiência, além de "negarem veementemente" as acusações. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ed Sheeran (@teddysphotos)