EDUARDO GRABOSKI

O que está por trás da polêmica entre Larissa Manoela e os pais?

Larissa Manoela falou sobre o rompimento do contrato com os pais - Foto: Globo/ Fantástico
Larissa Manoela falou sobre o rompimento do contrato com os pais - Foto: Globo/ Fantástico
Eduardo Graboski

por Eduardo Graboski

Publicado em 14/08/2023, às 10h18

O Brasil parou para assistir, de camarote, a mais um drama da vida real. Desta vez envolvendo Larissa Manoela, a atriz que começou ainda criança na TV e hoje se tornou embaixadora de grandes marcas. Ela decidiu romper o contrato com os pais, que gerenciavam sua carreira artística.

A reportagem foi exibida com exclusividade pelo Fantástico, da TV Globo. Aliás, a atração chegou a 22 pontos de audiência na Grande São Paulo, um recorde para o horário.

As revelações de Larissa caíram como uma bomba. Áudios e mensagens mostram que ela era controlada pelos pais. Não sabia dos detalhes do seu trabalho, como contratos e ganhos, e precisava da autorização deles para simples gastos, como comprar um milho ou sorvete na praia.



O fato é que os pais controlavam não só a carreira profissional dela, mas sua vida pessoal também. Mas, o que está por trás de toda essa polêmica? Por que Larissa decidiu se explicar agora? E qual a intenção dos pais? Dinheiro, amor ou superproteção?

O que fica claro, depois da entrevista, é que os pais Silvana Taques e Gilberto Elias tentavam controlar a filha impondo restrições financeiras. Sim, a atriz não tinha acesso às contas bancárias, por exemplo. Não sabia ao certo quanto ganhava e não tinha ciência de quanto gastava para manter sua carreira em pé.

No início de carreira, pode parecer uma decisão acertada, claro. Uma filha menor de idade precisa de suporte, apoio e proteção dos pais. Mas os tempos são outros. Larissa é uma mulher adulta e não deve ser tratada como aquela criança das novelas infantis.

Alguns podem dizer que isso demonstra a superproteção dos pais, é verdade. Mas, nada justifica manter às escondidas extratos e contas de uma filha adulta, que deveria participar mais das decisões e saber de todos os detalhes profissionais que envolvam seu nome.

Depois da reportagem do Fantástico, Silvana e Gilberto passam a ideia de que são ‘pais narcisistas’. Afinal, idealizam a filha de acordo com suas expectativas, usando a ‘proteção’ para controlar a filha, fazendo decisões unilaterais e se colocando como os donos da verdade, acima do bem e do mal.

Do outro lado, Larissa Manoela mostra-se cansada, esgotada com essa situação toda. Em seu semblante, é nítido que houve abuso emocional. E isso consome a atriz, que em um grito de liberdade, decidiu abrir mão da sua fortuna acumulada em R$ 18 milhões para seguir em paz. Sim, ela quer deixar o dinheiro com eles.

Larissa precisa recomeçar. A atriz mostra que não aguenta mais lidar com tudo isso, que não admite – e nunca admitiu – ter apenas 2% de participação em uma das empresas e que merece mais respeito dos pais. Ela cresceu, já pode assumir responsabilidades e cuidar mais da sua própria vida e carreira.

Ela dá a entender que foi passada para trás, traída pelos próprios pais. Mas dá esperança de um perdão, de uma nova fase. Ela não parece ingrata, muito pelo contrário, fala de amor e carinho pelos pais. Não quer romper definitivamente com a família. Parece apenas clamar por liberdade e independência.

Larissa quer voar! Sair da gaiola, do controle dos pais e construir sua própria vida. Voar mais alto, escolher seus rumos, tomar suas próprias decisões, aprender com seus erros e viver sem amarras. É natural para uma jovem de 22 anos. Um caminho natural.

Mais do que toda essa intimidade exposta, o caso acende um alerta para outros tantos talentos – principalmente mirins –, quando têm a família na gestão da carreira. Ontem mesmo, Thomaz Costa revelou que viveu situação parecida. Ex-ator de Chiquititas, ele parece arrependido de não expor a polêmica antes.

Daí a importância de ter profissionais de comunicação, marketing e gestão por trás de um artista desde o início. Pessoas que podem direcionar atrizes, cantoras e modelos de forma independente, mantendo sempre uma relação saudável com a família. Talvez os estragos fossem menores nesse episódio. 

A verdade é que casos como o de Larissa Manoela devem ser mais comuns do que imaginamos. Pais que controlam seus filhos artistas, seus gastos e ganhos. Que decidem por eles, que superprotegem e que, em alguns casos, estão mais preocupados com o dinheiro do que qualquer outra coisa.

Só nos resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos...

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.