FAMOSOS

Tico Santa Cruz diz que não tem medo de cancelamento: "Fazer parte da maioria nem sempre é estar do lado certo"

Tico Santa Cruz se afastou das redes sociais recentemente para cuidar da saúde mental

Vocalista do Detonautas recebeu ataques, incluindo incentivo de ódio e ameaças de morte - Foto: Reprodução / Instagram @ticostacruz
Vocalista do Detonautas recebeu ataques, incluindo incentivo de ódio e ameaças de morte - Foto: Reprodução / Instagram @ticostacruz

Redação Publicado em 09/03/2022, às 10h01

Tico Santa Cruz fez uma reflexão sobre o cancelamento e afirmou que as redes sociais podem prejudicar a saúde mental de um grupo de pessoas, em que se incluiu. Recentemente, o cantor se ausentou da web para poder preservar sua própria saúde. 

Tico contou ao Gshow que se preocupa com as redes sociais na rotina de jovens e adolescentes: "Acho a tecnologia incrível! Devo tudo a ela, porque o Detonautas é a primeira banda formada na internet. Porém, é incrível como cineastas, escritores e alguns gênios da cultura fizeram uma previsão tão catastrófica e, até certo ponto, certeira do futuro, mesclando inteligência artificial com humanos."

O músico prossegue, dizendo que a internet pode prejudicar a saúde mental de diversas pessoas, assim como ele: "Estou no meu limite. Não aguento mais. Minha saúde mental, assim como da banda, da minha família e de pessoas próximas a mim estão prejudicadas. Preciso dar uma parada para reconstruir coisas que foram muito afetadas no período conturbado político que vivemos e no qual me coloquei como linha de frente". Tico, que tem feito terapia desde 2004, ressalta não haver problemas em se equivocar e voltar atrás, além de dizer que "fazer parte da maioria nem sempre é estar do lado certo":

"Se, em algum momento, perceber que minha percepção está errada, sou capaz de vir a público, me desculpar e mudar. Porém, se for uma opinião embasada, relacionada com argumentos, pensamentos, estruturada e eu acreditar que devo mantê-la, não interessa se 90% das pessoas estão falando que estou errado. Falta no Brasil, as pessoas entenderem quem são elas dentro da sociedade", completou.

Ao anunciar sua ausência nas redes sociais, no último mês, o artista disse que recebeu ataques que incentivavam o suicídio, além de mensagens de ódio. Em seu Instagram, o vocalista publicou um comunicado, explicando o motivo: "Me retirei temporariamente do Facebook e do Twitter por uma questão de saúde mental. Procurei um médico - como todos devemos fazer - e estou em processo terapêutico. Vou manter essa rede com conteúdos leves e meus trabalhos para que - quem gosta de mim - possa saber das atividades profissionais."