Sérgio Mamberti esteve lutando contra uma pneumonia e morreu na madrugada desta sexta-feira (03/09)
Redação Publicado em 03/09/2021, às 08h49
Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (03/09), aos 82 anos, após lutar contra uma pneumonia na última semana, segundo seu filho, Carlos Mamberti, ao G1.
O ator faleceu por conta de uma infecção nos pulmões e falência múltipla de órgãos. Com carreira na TV, teatro e cinema, Sérgio ficou conhecido por ter interpretado o Dr. Victor no Castelo Rá-Tim-Bum, um dos maiores sucessos infantis da TV. Os colegas de elenco lamentaram sua morte nas redes sociais com lindas homenagens.
"Hoje partiu Sergio Mamberti! Nosso Tio Vitor! Hoje partiu um homem, um artista que lutou pelo progresso e desenvolvimento da nação brasileira, com as armas que tinha, a cultura e a arte! Fará imensa falta a sua força! Nosso coração doido se despede com muita dor e uma grande salva de palmas! Bravos meu querido", disse Cássio Scapin, intérprete de Nino.
"Hoje meu dia, nosso dia, amanhece sem a presença na Terra do querido artista e amigo Sérgio Mamberti. Não sei o que dizer. Pois tenho tudo a dizer. Sérgio sempre foi um artista e ser humano muito generoso comigo. (...) Tenho muitas histórias e memórias de encontros... Meu orgulho de ter podido ouvir de perto e conversar com Sérgio, vem também de saber de sua importância para nossa cultura brasileira, do teatro ao cinema a televisão. Sua luta política! Hoje estou muito triste. Mais triste do que ando. Meu amigo, nos vemos já, já. Aqui não vou parar, não vamos parar de combater o fascismo e a ignorância! VIVA SERGIO", lamentou Freddy Allan, o Zequinha.
Cinthya Rachel, que viveu Biba, também se pronunciou: "Querido Sérgio! Sempre tão amoroso, paciente e professor. Um homem de luta, um homem de amor. Que bom que a gente se encontrou nessa vida! Obrigada! Aplausos para o Mamberti! Um abraço carinhoso para a família".
Luciano Amaral, que fez Pedro, homenageou o ator: "Perdemos hoje o nosso Dr. Victor. Que triste. Quem não gostaria de ter um avô ou tio-avô como você, Sérgio? Todos queríamos. Quanta paciência conosco nas gravações do Castelo, quanta generosidade e aprendizado pra todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com você. Seu legado, que vai muito além de Castelo Ra-Tim-Bum é brilhante e ficará para sempre cravado em nossa cultura e arte desse país. Cultura essa pela qual você tanto lutou e amou. Descanse e brinque aí nas estrelas, Dr. Victor. Tenho certeza que você será muito bem recepcionado pelo Etevaldo, pelo Mau e pelo Porteiro. Ps: Sempre que ouvirmos um trovão, saberemos que é você nos dando uma bronca, por desejar sempre o nosso bem", disse ele.
Na série, Sérgio interpretava um inventor e, no castelo, a família era composta pela bruxa Morgana, Nino, que desejava ser uma criança normal, e animais e seres mágicos, além de visitantes.
COLUNISTAS