FAMOSOS

Drica Moraes faz apelo para que medicamento essencial para transplante de medula óssea não seja suspenso

Atriz precisou fazer o procedimento em 2010, durante seu tratamento da leucemia

Drica Moraes com o filho, Mateus - Reprodução/Instagram
Drica Moraes com o filho, Mateus - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 04/01/2021, às 12h24

Drica Moraes usou seu perfil no Instagram para iniciar uma campanha contra a suspensão de um medicamento fundamental para o transplante de medula óssea.

A atriz, que precisou usar o medicamento quando fez o transplante durante seu tratamento da leucemia, em 2010, disse: "Parou de ser disponibilizado um medicamento quimioterápico indispensável para o transplante de medula óssea TMO. É preciso que o Ministério da Saúde e a Anvisa encontrem uma alternativa urgente para esta questão. Enquanto ainda não há uma solução que garanta o abastecimento do bussulfano no Brasil neste ano, seguimos em busca de espaços para manter nossa pauta ativa."

Drica deu destaque à importância do remédio: "Ontem, dia 2/1, foi a vez do 'Jornal Nacional' repercutir a questão do iminente desabastecimento deste, que é um medicamento essencial para a realização dos Transplantes de Medula Óssea no Brasil. Além de dados da SBTMO, a reportagem contou com a participação de representantes da Abrale e da Sobope."

Ela continuou: "Também houve a contribuição da paciente recém-transplantada, a atriz e escritora, Duda Ridel. (Ela inclusive iniciou uma petição pública pedindo por respostas e soluções). Todos eles têm empenhado seus esforços em prol dos pacientes e da manutenção do fornecimento do bussulfano no país. A SBTMO reitera seu agradecimento a cada um de vocês. A SBTMO reitera que se trata de uma questão urgente e de extrema importância garantir o reabastecimento deste fármaco. Para entender a situação acesse a nota oficial no nosso site www.sbtmo.org.br"

Famosos reagiram ao apelo de Drica. Patricia Pilar escreveu: "Não pode!!! Vamos cobrar!!!"; Vera Fischer comentou: Meu Deus, quantas vidas dependem de saúde! Tudo isso é um absurdo!"; Reynaldo Gianecchini disse: "Que loucura esse país! Não pode! Inaceitavel!".

Outros artistas também se manifestaram nos comentários, como Letícia Sabatella, Pérola Faria, Astrid Fontenelle e Ana Beatriz Nogueira. Confira abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Drica Moraes (@oficialdricamoraes)