FAMOSOS

Caco Barcellos comenta rotina durante o "Profissão Repórter": "Há milicianos tentando impedir a gente"

Caco Barcellos passou a se filmar em algumas matérias

Apresentador diz que pretende estabelecer mais contato natural com as pessoas - Foto: Reprodução / TV Globo
Apresentador diz que pretende estabelecer mais contato natural com as pessoas - Foto: Reprodução / TV Globo

Redação Publicado em 21/02/2022, às 08h24

Prestes a completar 50 anos de carreira, Caco Barcellos, de 71 anos, conta sua rotina no Profissão Repórter e explica sobre o desejo antigo de se filmar durante algumas matérias do programa. O apresentador revela ao Extra, sobre o que costuma vivenciar diante de seu trabalho. 

Questionado sobre como manter o otimismo ao cobrir a realidade e histórias tristes e pesadas, ela afirma: "É uma questão de estratégia de sobrevivência. Eu quero trabalhar até o último dia da minha vida, acreditando que nosso trabalho, por mais singelo que seja, tenha relevância relativa. Continuo achando que existe um movimento de transformação no mundo e adoraria participar dele. Agora, por exemplo, temos uma ameaça de conflito entre Rússia e Ucrânia. Certamente, no início da minha profissão, iríamos esperar um super-repórter chegando lá para contar essa história e se juntar a todo mundo. Hoje, tenho certeza de que as câmeras vão mostrar primeiro sobre as bombas que estão lançando de um lado para o outro."

Barcellos prossegue: "E nós vamos chegar depois para contar por que a bomba está caindo ali e não em outro lugar. Isso nenhuma câmera vai explicar. Sempre será um repórter. Temos que tirar da nossa cabeça a pressa do furo, do contar primeiro, da exclusividade. Cada vez mais o que a gente tem é que contar melhor. Por isso eu sou otimista. Porque nosso trabalho sempre será necessário. Por mais que a gente tenha esperança num mundo melhor e frequentemente isso não aconteça como a gente deseja, eu tenho parceiros jovens no trabalho, tenho meus filhos (Ian, Iuri e Alice). Eles continuarão por mais tempo desejando o melhor para as pessoas."

O jornalista ainda diz que entende seu trabalho como complementar ao falar sobre focar em classes menos favorecidas: "Se todo mundo fizesse o que fazemos, talvez não teríamos esse espaço que temos. Se a sociedade está sendo contemplada com o hard news, a gente vai procurar aprofundar outras coisas. Já no meu dia a dia, não me sinto solitário. Estou sempre cercado de muita gente, sou sensível ao carinho das pessoas. Nas comunidades, o povo grita: “Já vem o cara de cabelo branco que gosta de entrar na nossa casa’’. Fico encantado com a confiança que as pessoas têm na gente."

"O “Profissão repórter’’ não existiria se as pessoas nos impedissem de entrar em suas casas, circular nas ruas. Agora há uns grupos de milicianos aí tentando impedir a gente, grupos armados. Mas a gente tem que estar lá! Existe o risco, mas a gente tem que desviar e ir lá, protegendo nossa equipe", disse. Caco também aproveitou para fazer um balanço de sua trajetória, que carrega há 50 anos. "Ainda não deu tempo de fazer (risos). Nunca pensei no que vou fazer mês que vem. Parece frase de efeito, mas é verdade. Repórter depende dos outros."

O apresentador ainda é questionado sobre o segredo para manter a jovialidade aos 71 anos: "Isso é um projeto que começa em 1971, quando descobri a macrobiótica, levando a vida de modo mais saudável, com a alimentação baseada na natureza, sem agrotóxicos. Vem dando certo! De acordo com o último exame que fiz, minha idade metabólica é de 53 anos. Leio muito, até bula de remédio. E também pratico esportes, jogo futebol. Nem falamos mais de idade, falamos de energia. Logo seremos um país de maduros, vamos conviver com essas pessoas. Esperamos que as ideias não envelheçam", completou.