por Eduardo Graboski
Publicado em 14/04/2025, às 15h53
Os fãs de reality show já podem maratonar mais uma novidade com uma proposta bem inusitada. A primeira temporada de Dating Naked UK chegou ao Paramount+ unindo encontros às cegas e nudez. Sim, todo mundo sem roupa e sem filtros! No Brasil, está disponível também no Prime Vídeo, da Amazon.
O aviso aparece logo no primeiro episódio: contém cenas de nudez frontal. Custei a acreditar, é verdade. Mas é real. No primeiro momento pode chocar e parecer apelativo, mas a proposta se mostra mais interessante e curiosa ao longo da temporada.
O novo reality traz participantes completamente nus. 10 solteiros são confinados para uma experiência ousada de namoro em uma praia paradisíaca. É uma boa mistura de romance com dinâmicas incomuns – que movimentam os encontros e conexões das pessoas –, além de uma pitada de pegação.
À primeira vista parece mesmo a cópia de qualquer outro reality de pegação, desses que rola tudo. Mas a ideia é mais profunda. Enquanto outros programas como Largados e Pelados (Max) e Se Sobreviver Case (Globoplay) exploram a nudez em meio a sobrevivência e vulnerabilidade, esse reality aborda o comportamento humano.
O formato foca na nudez para estimular relações mais autênticas, longe de estilo, aparência, vaidade e pressões estéticas. Dating Naked busca justamente quebrar padrões e ver como homens e mulheres encaram isso, sem filtros, preconceitos ou surpresas. É curioso, divertido e instigante, já que o foco não está nos corpos, mas nos diálogos e emoções de cada participante.
Com uma pegada de ‘experimento social’, o reality viralizou em vários países e ganhou olhos no Brasil. O formato inclusive é cotado por aqui. Mas, será que o público toparia escancarar sua intimidade para enfrentar um desafio como esse? Um ponto é certo: a própria TV vai tratar a nudez como algo muito mais profundo a partir de agora. E isso pode se popularizar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.
COLUNISTAS