FAMOSOS

Tony Bennett revela que está lutando contra o Alzheimer

Músico tem 94 anos de idade

Tony Bennett - Reprodução/Instagram@itstonybennett
Tony Bennett - Reprodução/Instagram@itstonybennett

Redação Publicado em 01/02/2021, às 10h49

Tony Bennett revelou em entrevista à revista AARP que foi diagnosticado com Alzheimer. O músico de 94 anos disse no Twitter: "A vida é um presente - mesmo com Alzheimer. Obrigado a Susan (sua esposa) e minha família por estarem me apoiando, e à AARP por contar minha história". AARP é a sigla da Associação Americana de Pessoas Aposentadas.

O artigo diz que Tony irá lançar um álbum ainda esse ano, uma continução de Cheek to Cheek, que foi gravada entre 2018 e começo de 2020.

Tony foi oficialmente diagnosticado em 2016, e fez sucesso nos últimos anos após lançar um álbum com a cantora Lady Gaga, Cheek to Cheek. A dupla fez uma turnê para apoiar o lançamento em 2015.

O artigo pinta uma imagem realista sobre como é viver com a doença: "A expressão dele tinha uma impassividade - como uma máscara - que mudou levemente para lucidez quando Susan colocou a mão sobre seu ombro, chegou perto, e disse: 'Esse é o John, Tone. Ele veio falar conosco sobre o novo álbum', ela disse em sua orelha, talvez um pouco alto, de um jeito como se estivesse tentando alcançar seu marido através de uma barreira que havia caido entre ele e o restante do mundo."

Também é falado sobre uma filmagem documental das sessões do novo álbum: "Ele raramente fala, e quando ele fala, suas palavras são hesitantes; às vezes, ele parece perdido e assustado. Gaga, claramente ciente da sua condição, mantém suas palavras curtas e simples (como especialistas recomendam que se fale com pacientes de Alzheimer). 'Você soa tão bem, Tony', ela diz para ele em certo momento. 'Obrigado', ele responde."

Segundo o artigo, Tony não expressou as características mais graves da doença até agora - como fugir de casa e episódios de terror, raiva ou depressão - mas Susan disse ao artigo que ele "às vezes não sabe onde está ou o que está acontecendo à sua volta."

Os médicos de Tony dizem que fazer música estimula seu cérebro de maneira positiva, apesar do Alzheimer estar avançando. Após o diagnóstico, o médico disse para Susan e o filho do casa, Danny, manterem Tony cantando e se apresentando enquanto ele for feliz fazendo isso: "Ambos disseram que nos bastidores Tony parecia não saber onde estava. Mas no momento que ele ouviu o narrador dizer 'Senhoras e senhores - Tony Bennett!', ele se transformava de volta em si mesmo e entrava no modo de performance, ia até os holofotes, sorria e agradecia o aplauso". A última performance pública de Bennett foi em março de 2020.