FAMOSOS

Thaila Ayala comenta filme de terror gravado em casa com Renato Góes: "Dificuldade foi sair de cena"

Thaila Ayala e Renato estão estrelando em "Inverno", dirigido por Paulo Fontenelle

Casal gravou longa dentro da própria casa, no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução
Casal gravou longa dentro da própria casa, no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 08/04/2022, às 09h35

Thaila Ayala gravou cenas do longa Inverno ao lado do marido, Renato Góes, em sua própria casa, no Rio de Janeiro. A produção do diretor Paulo Fontelle contou com a ajuda de Thaila no roteiro, gravado durante a pandemia. 

Disponível no Telecine, a atriz contou à Quem sobre a decisão de fazer o filme: "Esse filme surgiu da vontade do Paulo trabalhar com o Renato e rolou o desejo de produzir alguma coisa nós três juntos. Nossa indústria estava parada, com poucos meses de pandemia e o Paulo trouxe a história."

"Foi uma honra e um prazer trabalhar com ele. Amo escrever, embora tudo que escrevi ainda esteja guardado em uma gaveta, já fiz um curso de roteiro nos Estados Unidos e esse era um sonho antigo que tive a oportunidade de realizar. Eu tinha uma sinopse da pessoa chegando na casa, com alguns conflitos e a Thaila começou a conversar comigo e disse que adoraria escrever algumas cenas. O processo foi muito natural. Achei ótimo, porque é difícil escrever algo junto e ela teve um coração bem aberto em entender o que era a história e acrescentar. Ela deu um ponto de vista mais feminino e trouxe a vivência que ela tinha dentro da casa dela, que era um quarto personagem na história", disse.

A atriz conta, ainda, acreditar que a filmagem do longa em sua casa ajudou na construção dos papéis: "Trouxe muita vivência do que estávamos passando na pandemia para enriquecer essa personagem. A gente tinha parado a obra por conta da pandemia e quando a gente ia voltar, rolou o filme e atrasou mais ainda. Estávamos literalmente acampados na casa, não tinha armário, nem nada. Mas não teve nenhuma intervenção na casa por causa do filme. Para mim, foi muito bom para os dois lados, como atriz e colaboradora do roteiro". Já Paulo afirmou que o cenário real ajudou a deixar a trama mais real.

"A única interferência cenográfica foi o atraso da obra real da casa do Renato e da Thaila. Eles estavam em obra e demos uma pausa para fazer o filme e foi até um desafio, porque no fim das filmagens já estavam chegando os móveis e não tínhamos como voltar atrás. Essa coisa do terror no Brasil é muito complicada ainda. Por isso, quisemos deixar mais perto real possível". Ayala também admitiu que foi um desafio conseguir se desfazer do personagem ao dormir e acordar onde foi o "cenário": "Na verdade, ali não é a casa da Thaila e do Renato. É a casa da Bia e do Rodrigo. Estamos protegidos pela teledramatugia. Esse filme é a realização de um sonho muito grande, que o Renato abraçou e fizemos em três meses, tempo recorde para o nosso cinema."

Ela prosseguiu: "Envolvendo todos os processos, roteiro, captação e ter a casa como cenário fez com que esse projeto se tornasse possível financeiramente. A maior dificuldade foi sair de cena e continuar em cena dentro da nossa casa, na nossa intimidade". A artista brincou ao ser questionada se ela e Renato ficaram com medo de dormir em casa após as gravações do terror. "Toda vez que quero um copo de água, peço para o Renato ir buscar. Brincadeira. Na época do filme, ele é mais medroso do que eu e mandava eu pegar água na cozinha", contou.