FAMOSOS

Renata Gaspar revela relação abusiva: "Foi realmente bem violento"

Renata Gaspar diz que diferença de gênero demarca diferenças importantes

Atriz diz que ela e parceira tinham personalidades raivosas - Foto: Reprodução / Instagram @renatagaspar
Atriz diz que ela e parceira tinham personalidades raivosas - Foto: Reprodução / Instagram @renatagaspar

Redação Publicado em 16/03/2022, às 10h00

Renata Gaspar contou sobre as relações abusivas que já viveu ao falar da personagem Stephany em Um Lugar ao Sol, vítima de violência doméstica de Roney (Danilo Grangheia). A atriz afirma que a diferença de gênero pode demarcar diferenças importantes. 

Renata relembra situações em que já ouviu de pessoas admitindo terem passado por relacionamentos abusivos: "Pessoas diziam: "Passei por isso". Outras: "Minha mãe passa por isso" ou "A cena em que o Roney se machuca na sua frente mostrou como aconteceu comigo". Essa, especificamente, mostra um ciclo da violência. Quando o agressor se vitimiza, normalmente a vítima volta com ele. A própria personagem resistiu a denunciar. Ela praticamente foi obrigada pela irmã", conta.

A artista revela já ter passado por situações semelhantes em suas relações: "É claro que não se compara à da novela porque era uma relação homossexual em que as forças estão equalizadas, diferentemente da heterossexual. E a base emocional das mulheres também difere. Entre homem e mulher existe um abismo de diferença. Isso que vivi foi realmente bem violento, de ambas as partes. Era como uma bomba que estourava quando nos juntávamos. As duas tinham personalidades muito raivosas."

Gaspar prosseguiu: "Eu tive uma infância com irmãos mais velhos, de apanhar dos pais. Então, falando de mim, tinha uma lógica de a agressão ter vínculos com relacionamentos. Parece que aprendi isso de alguma forma, apesar de nem todos os namoros terem sido assim", A atriz de 36 anos conta que buscou conhecer sua própria história para tentar se curar. "Procurei muito ter ajuda, fazer trabalhos de autoconhecimento para entender melhor de onde vinha isso. E tive que me responsabilizar também. Comecei a pensar: por que vou atrás desse tipo de pessoa? É necessário fazer um resgate de nós mesmos porque nossa essência não é violenta."

"Acredito que a gente, como sociedade, está evoluindo em consciência. Não se falava de amor como se fala hoje ou da necessidade da terapia. Estamos assumindo quem nós somos. Muitas vezes parece que estamos regredindo, mas creio que estamos avançando." Em um relacionamento com a empresária Bebel Luz, com quem se casou na pandemia e está junto desde 2017, ela mora com a esposa e mais três amigos. "Foi muito bom ter todos ali em tempos de quarentena. Aprendemos a nos relacionar, a compartilhar o que pensamos. Ficamos todos bem próximos", completou.