FAMOSOS

Rafa Brites fala sobre machismo: "Me via num lugar de insuficiência"

A apresentadora se sentiu confortável para falar sobre o assunto e o seu livro Síndrome da Impostora

Rafa Brites compartilhou suas experiências, especialmente com as mulheres - Reprodução/Instagram
Rafa Brites compartilhou suas experiências, especialmente com as mulheres - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 11/11/2020, às 09h39

Em uma entrevista exclusiva ao O Fuxico, a apresentadora Rafa Britres falou sobre seu novo livro Síndrome da Impostora, e mencionou suas frustrações enfrentadas ao longo dos anos. 

Rafa comentou sobre diversas questões sobre seu novo trabalho, no entanto, a apresentadora preferiu não se pronunciar quando sua família foi mencionada. Sobre o livro, Rafa revelou: "Eu percebi que mesmo tendo crescido numa família com mulheres que sempre me apoiaram, sempre me deram estrutura, ainda assim eu me via muitas vezes, num lugar de insuficiência, como se estivesse faltando algo... Um diploma, aí tem o diploma, uma pós, agora tem a pós, um mestrado... Falta falar um bom inglês... E tudo isso partiu de uma experiência que eu tive. No começo da minha vida adulta, eu passei num processo seletivo onde havia muitas pessoas concorrendo, eu passei em primeiro lugar, e desisti. Por mais que eu fizesse a prova de todas as matérias e as entrevistas, eu pensava que tinha passado por sorte, ou como eu ouvi: “Você passou porque o CEO da empresa quer ter você como companhia” e várias coisas do estilo... Eu quis escrever um livro muito simples, fácil de ler para que as mulheres se reconheçam nessas situações e principalmente gatilhos que nós temos na vida". 

Rafa disse que já chegou a receber comentários maldosos dos internautas sobre estar "à sombra" do marido e também apresentador, Felipe Andreoli, e chegou a desabafar nas redes sociais. "É difícil né? Por mais que você tenha autoconfiança, autoestima, somos seres sociais e por mais que tenhamos autoconhecimento, está no nosso instinto de preservação viver em comunidade. Então, a gente acaba ouvindo o que os outros falam a nosso respeito e muitas vezes deixamos os nossos valores virem dessas pessoas. Muitas vezes eu me questionei por ouvir esse tipo de comentário, se eu realmente era capaz ou se essas pessoas estavam certas, mas eu acho que nesse momento a melhor coisa é falar com as pessoa que amamos, recorrer aos amigos próximos, a família e principalmente valorizar as nossas origens, saber de onde a gente veio, a história que a gente viveu independente se ela é um conto de fadas, ou se você passou por muitas dificuldades". 

Na postagem do desabafo muitas mulheres comentaram em sua postagem, como Tainá Müller, Gabriela Prioli, Tania Kalill, Taís Araújo e várias outras. 

Ela refletiu sobre a falta de sororiedade: "Eu nunca vou culpá-las pela falta de sororidade porque esse incentivo da competição entre elas, é dado pelo machismo estrutural, que não foi criado pelas mulheres e sim pela estrutura machista dentro de um patriarcado, que enfraquece o movimento das mulheres, a força, o pensamento, então, ainda bem a gente consegue falar sobre isso, conseguimos apoiar outras mulheres, não precisamos gostar de todo mundo, mas respeitar acima de tudo as nossas companheiras". 

A apresentadora agora possui um canal no Youtube chamado No Fundo da Tela, no qual entrevista diversos famosos para falarem sobre assuntos que tenham marcado suas vidas em algum momento. Ela mesma prefere descrever o processo como mais momentâneo, onde as perguntas surgem naturalmente.