FAMOSOS

Lulu Santos relança 'A Cura' com Vitor Kley, música composta durante epidemia da AIDS: "Os paralelos são evidentes"

Cantor decidiu reacender o hit com ajuda do também cantor Vitor Kley

Nova versão de 'A Cura' foi relançada nesta quarta-feira (27/01) - Reprodução/Instagram
Nova versão de 'A Cura' foi relançada nesta quarta-feira (27/01) - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 27/01/2021, às 10h52

O cantor Lulu Santos decidiu relançar seu hit 'A Cura' com ajuda do jovem Vitor Kley, que é um dos artistas do pop de violão contemporâneo, fofolk, que teve uma nova versão já divulgada nesta quarta-feira (27/01).

Em 1989, Lulu lançou a música por conta da epidemia da AIDS, as letras mencionavam como a doença desconhecida e mortal, no qual era chamada pejorativamente de 'câncer gay', colocava em risco o toque. Após mais de 30 anos, 'A Cura' está de volta como um dos hinos de uma pandemia que também é ainda pouco conhecida pelos cientiscas, limitando o contato físico, tanto íntimo como fraternal.

O músico reacendeu o hit com a esperança pela cura, que está lado a lado com a vacina, e pediu ajuda ao cantor Vitor Kley. "Os paralelos entre os dois momentos são evidentes. Em 1989, os ativistas gays, a primeira comunidade atingida pela Aids, acusavam justamente o governo de descaso na busca por uma solução clínica", comentou Lulu, em entrevista ao O GLOBO.

"Bom, né? Melhor do que isso, só vacinar na hora certa. Que não é a H, que não existe. H, só bomba". Ele continuou: "'A Cura' é o mais recente. Talvez na melhor das hipóteses. Mas, finalmente, eu vejo a vida melhor no futuro, eu sou o último romântico". 

 

Após a ANVISA ter anunciado a aprovação do uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac no Brasil, a música aumentou no número de execuções no dia 17 de janeiro. Vitor Kley ainda comentou sobre o convite. "Ele me mandou uma mensagem dizendo algo como “bora soltar logo essa faixa, a vacina tá aí!”. E concordo demais, estamos passando por tanta coisa: saudade, medo, incerteza".

"E a ciência está aí, pessoas que estudaram a vida inteira para salvar a humanidade, são nossos heróis. Temos que confiar, celebrar. Que a vacina chegue logo para tentarmos nos curar". A parceria surgiu após uma participação do jovem eu um programa, quando ele preparou uma releitura da música como sugestão da produção. Ele e a equipe gostaram do resultado e lançaram a nova versão, autorizada por Lulu. Logo, eles se encontraram no estúdio do músico, no Rio de Janeiro. 

Lulu avaliou a releitura de sua música como a 'cara do Vitor Kley', no qual passa um tom mais cu, delicado, que conta com uma programação eletrônica, que é discreta, além de focar no violão do cantor. Lulu aproveitou para elogiar a nova versão de sua música. "Isso dá uma tristeza, uma pungência, que a versão original não tem. Não só pela interpretação, a voz, a clareza e o uso que ele faz da canção, mas também essa invenção torna essa versão de “A cura” bastante dele. Por um tempo, cheguei a considerar adotar isso para mim".

"Ele é muito talentoso, “O sol” é um hit inegável. Bate no ouvido, mesmo sem conhecer, e você entende que é hit. Acompanhei a parceria dele com Samuel Rosa, em “A tal canção pra lua”, e achei bonita a ponte que ele faz com a geração anterior, ele claramente se alimentou de ouvir com a gente", finalizou o cantor. Vitor ainda, que ouviu crescendo Lulu Santos, falou sobre a aprovação do músico. "Lulu me deixou livre para fazer a canção do meu jeito. Ia no estúdio, gravava as partes dele e me perguntava se eu estava curtindo, se era como eu imaginava. Foi muito especial".

"Meu sonho agora é escrever uma música com ele, depois da pandemia. pegar o violão, cantar coisas juntos e ver o que sairia", disse ele. Lulu, durante o último Prêmio Multishow, chegou a relembrar a música, no ano passado, performando ao vivo no Morro da Urca.