Jaiane Lima foi abordada por seguranças e levada ao atendimento ao cliente
Redação Publicado em 25/08/2023, às 16h36
A criadora de conteúdo Jaiane Lima explicou que decidiu fazer o B.O. após ser “perseguida e levada para uma sala reservada” do Floripa Shopping, em Florianópolis, por três seguranças, por causa da “roupa decotada”.
A modelo contou que a equipe de segurança “tentou coagi-la” a entregar o celular e disse ainda que “ficou com medo” da abordagem abrupta. No documento, Jaiane diz ainda que foi “alvo de preconceito e misoginia, ameaçada, e presa em uma sala como uma criminosa”.
O CENAPOP conversou com a modelo e entrou em contato com a assessoria do Floripa Shopping, que emitiu uma nota oficial sobre o incidente (veja abaixo).
“Um dos seguranças disse que ficou de olho em mim desde a hora que eu entrei, por causa da minha roupa. Nessa hora eu comecei a gravar com o celular e chegaram outros dois seguranças. Eles eram grandes, fiquei com medo. Fui levada para uma sala reservada e proibida de sair de lá, me senti como uma criminosa”, contou Jaiane.
“Eles queriam que eu apagasse um vídeo que eu fiz dentro do shopping, mas violaram a minha intimidade e a minha privacidade. Não fiz nada demais. Sabe quando você pega o celular e filma você mesma? Não mostrei loja nenhuma, nenhuma fachada, nada que pudesse explicar esse tratamento. É uma conduta abusiva. Fui muito humilhada”, explicou.
Procurada pelo CENAPOP, a assessoria do Floripa Shopping emitiu um comunicado oficial sobre o caso no qual nega que a modelo tenha sido expulsa do estabelecimento por conta da roupa decotada.
A nota diz que “as informações que afirmam que a Sra. Jaiane Lima se retirou do estabelecimento devido às suas vestimentas não correspondem à realidade dos fatos”.
O texto diz ainda que a modelo (que estava acompanhada da irmã) foi levada à área de atendimento ao cliente “de maneira cordial” em resposta à situação que foi “identificada como desconfortável por funcionários do Shopping e lojistas”.
Ainda segundo o comunicado, o incidente foi “encerrado amigavelmente”.
Veja o comunicado na íntegra abaixo:
Nota de Esclarecimento
“O Floripa Shopping deseja esclarecer o incidente ocorrido na última semana dentro do empreendimento. Vale ressaltar que as informações que afirmam que a Sra. Jaiane Lima se retirasse do estabelecimento, devido às suas vestimentas, não correspondem à realidade dos fatos.
Em resposta à situação que foi identificada como desconfortável por funcionários do Shopping e lojistas, os seguranças convidaram as senhoras envolvidas de maneira cordial a se deslocarem à área de atendimento ao cliente para esclarecimento dos fatos.
Após a explicação das regras existentes e o esclarecimento da situação, o incidente foi encerrado amigavelmente.
É importante destacar que, apesar de ser um espaço aberto ao público, trata-se de um empreendimento privado em que todos os colaboradores do Shopping, bem como os lojistas, seus funcionários e os consumidores, devem respeitar as normas de uso estabelecidas.
A produção de qualquer conteúdo com intuito comercial deve ser realizada de acordo com as diretrizes definidas pelo Floripa Shopping, sendo necessária a obtenção de uma autorização prévia. Assim como, obrigatoriamente, já fazem as empresas de televisão, influenciadores e produtoras de vídeo.
É relevante enfatizar que o Floripa Shopping recebe diariamente um grande número de visitantes e, portanto, estabelece diretrizes também com o intuito de preservar a liberdade individual, desde que isso não prejudique os direitos alheios. Nosso objetivo é manter um ambiente harmonioso para a circulação das pessoas, seguindo as orientações internas para uma convivência saudável.”
Ver essa foto no Instagram
COLUNISTAS
Eduardo Graboski
SBT precisa se reconectar com o público para sair da criseDanni Cardillo
Prazer no chuveirinho: vem aprender!