FAMOSOS

Emilio Dantas fala sobre cenas de sexo em 'Todas as Mulheres do Mundo': "Eu não sabia como lidar"

Série estreia na TV aberta nessa terça-feira (2/2)

Emilio Dantas - Reprodução/TV Globo
Emilio Dantas - Reprodução/TV Globo

Redação Publicado em 02/02/2021, às 07h49

Emilio Dantas deu detalhes sobre interpretar Paulo na série Todas as Mulheres do Mundo, que estreia na Globo nessa terça-feira (2/2), para o blog da Patrícia Kogut.

O ator conta que, assim que foi escalado, procurou Paulo José, de 83 anos, que intepretou o mesmo papel na década de 60: "Ele era a única referência do filme que eu ainda conseguiria encontrar. Domingos de Oliveira (diretor) já tinha partido. E Paulo foi o cara com quem falei para saber como seria se eu fosse dirigido por ele. Foi o maior barato! Batemos um papo, cantamos, vimos um outro filme dele com o Domingos... E ele me disse: 'Este é um personagem para se divertir, se entregar'. Segui à risca a recomendação dele."

A série, que estreou na Globoplay em 2020, foi criticada pelo público jovem por causa do comportamento do personagem Paulo, que se apaixona por uma mulher diferente a cada episódio. Emilio diz que isso pode mudar na TV aberta: "Agora, na TV aberta, não sei como vai ser. Prefiro nunca saber como vai ser. Parte do meu pagamento é ver até onde a arte que a gente faz vai gerar debates, reflexões, pontos de vista... Porque Paulo tem, sim, características do chamado esquerdomacho total, e tem também características do macho criado nos anos 1990 como eu fui. Muita coisa eu levei para ele e pensei: 'Vou aproveitar, levar uns erros e fazer uma faxina também'. Alguns conceitos fui vendo que eram errados no decorrer da série, outros estou tentando entender até agora..."

Ele continua: "É importante a gente não deixar de estar em movimento. Para mim foi gratificante aprender, estar na equipe. E, se parar para pensar, eu estava ali fazendo uma colaboração com essa equipe composta em mais de 80% por mulheres. Nesta série eu só ganhei."

O ator fala sobre como foi fazer as cenas de nudez e sexo: "Eu não sabia como lidar. Na verdade, foi mais um dos desafios. Eu nunca tinha trabalhado com tanta cena de nu na vida, com tanta cena de sexo. E a Patricia (Pedrosa, diretora) falou: 'Fica tranquilo que aí a coisa se inverte'. Eu virei o cara 'amedrontado' ali, pensando neste tipo de cena: 'Como é que vou fazer? É muita gente'. E é legal ver esse universo se invertendo. A gente está acostumado a ver as atrizes vulneráveis numa sequência em que o diretor diz que vai esvaziar o estúdio todo, e realmente isso acontece. Mas estar no lugar dessa atriz é muito doido e mudou minha visão. Tivemos muita parceria profissional mesmo."

Ele continua: "Como a gente tinha pouco tempo para interagir antes de começar a gravar a série, chegava num grau de empolgação: 'Eu pensei nisso aqui, nisso aqui'... A gente precisava se desprender disso. E quando aconteceu isso dei graças a Deus quando vi que era a Veronica (Debom, atriz) porque a gente se conhece há mais de dez anos."

Emilio fala sobre sua companheira, Fabiula Nascimento: "Fabiula era o meu oráculo. Para muitas questões que minha cabeça masculina não conseguia alcançar, eu ia pedir ajuda a ela. E eu gosto de ver o que faço enquanto ainda estou gravando, como se fosse uma receita de bolo. Desses jeito, com a coisa já pronta, passei a organizar meu tempo-espaço. Assisti fora de ordem, de acordo com o que estava na minha cabeça."

O ator fala sobre como usa o Instagram: "Eu acho que o Instagram tinha que ser usado para mostrar o que a gente faz, o que quer fazer, e não para se mostrar. Um amigo, Ricardo Célio, tem um projeto chamado 'Voltando à escola', que reúne artistas da região. Ele adota uma escola pública e convida um artista para grafitar, para levar arte para a criançada. E tem o 'Arte na Fonte', em que, com leilões, recursos são levantados para ajudar a galera que está sofrendo com a crise da Covid. Sei que já foram arrecadados mais de R$ 176 mil em doações. Recicladores de lixo são ajudados e, claro, artistas que estão sem emprego ou dependem da grana das telas também."

Emilio fala sobre ter emagrecido por causa da pandemia: "Eu emagreci muito por conta da pandemia, de tristeza. A gente não acorda feliz da vida como a gente estava acostumado — admite o ator, de 38 anos, que acrescenta que a nova imagem também será usada para a caracterização de seu personagem na série 'Fim': — De certa forma, estar assim também me ajudou no trabalho. E eu parei de comer de comer carne, estou tentando ser vegetariano, aos poucos. Isso já faz uma diferença também."