FAMOSOS

Anitta: aprendiz de Madonna e acerto com o espanhol

Cantora é uma das mais bem sucedidas empreendedoras do show business brasileiro

Anitta é uma das mais bem sucedidas empreendedoras do show businness - Foto: Reprodução/ Instagram@anitta
Anitta é uma das mais bem sucedidas empreendedoras do show businness - Foto: Reprodução/ Instagram@anitta

Redação Publicado em 08/04/2022, às 16h40

A cantora Anitta é uma das mais bem sucedidas empreendedoras do show business brasileiro, talvez de todos os tempos. No caso, em relação a vender o seu próprio trabalho. A garota do subúrbio viu sua música viajar pelo mundo, por lugares que ela sequer planejou.

Comparando com outra estrela da música, ela se aproxima de Madonna, outra estrela que desde o início foi dona dos próprios passos. É possível que Madonna tenha sido inclusive a inspiração para Anitta. Alguns comportamentos da estrela, considerada a rainha do Pop, parecem ter sido seguido à risca pela brasileira.

Madonna, como se sabe, nunca fugiu das polêmicas. Pelo contrário, estimulou toda forma de fofocas contra ela para, justamente se livrar do peso das fofocas. Nunca se teve certeza se ela realmente teve caso com mulheres. Mas ela frequentemente fazia tais insinuações, sugerindo algo mais com suas amigas lésbicas célebres.

Uma das mais icônicas cenas de sua carreira foi um beijo na boca de duas mulheres: Britney Spears e Christina Aguilera, as as estrelas teens dos anos 2000 em seu auge. Durante uma apresentação na premiação VMA (Vídeo Music Award), a veterana cantora foi precedida por Britney e Christina, que, vestidas de noiva, cantavam trechos da música Like a Virgin, um dos maiores sucessos de Madonna.

Repentinamente, inicia-se a introdução da Valsa do imperador, do compositor austríaco Johannes Strauss, conhecida por ser tradicionalmente a música dos casamentos.

Em seguida, de uma estrutura em forma de bolo, Madonna desce cantando os primeiros versos de seu então recente lançamento, Hollywood. A plateia, formada por famosos do mundo da música, é tomada de entusiasmo e todos se levantam para aplaudir.

Ao chegar ao palco principal, Madonna, Britney e Christina encenam uma dança provocante, deixando no ar uma intrigante expectativa. Eis que, então, ela direciona um beijo a Britney Spears e outro em Christina. A música para e o público parece chocado.

O clima tenso é quebrado com um chamado das três para a entrada da rapper Missy Elliott, vestida de mestre de cerimônias, que passa então a integrar a música e a coreografia. O susto passa e todos os que assistem começam a rir. 

O livro Sex, onde Madonna reúne famosos em fotos picantes, foi outro escândalo em que ela ganhou dinheiro, e não outros. Anitta frequentemente faz afirmações ousadas, mostrando que aprendeu esse beabá. “Se fofocas dão dinheiro, seja seu próprio fofoqueiro e ganhe você”, parece ser o ensinamento. Até mesmo uma polêmica tatuagem no ânus contou a favor dela. Passou também a usar sua popularidade em prol do ativismo social e político.

Linga espanhola

Madonna não precisou cantar em espanhol para ser um sucesso mundial, com exceção de uma música (Verás/You’ll see) e trechos em algumas outras músicas. No caso de Anitta, talvez a grande escolha de sua carreira foi adotar o idioma castelhano em algumas de suas interpretações.

Com Envolver, ela conseguiu emplacar uma posição no hot 100 da Billboard, a parada americana. Importante frisar que o que conta para a Billboard são streamings, vendas e execução nas rádios dos Estados Unidos. Estar ali é um grande feito, principalmente se você não é um nativo americano cantando em inglês.