por Eduardo Graboski
Publicado em 21/09/2023, às 08h40
Autêntica? Sim! Luísa Sonza sempre passou verdade. Em suas músicas, posts, declarações públicas, reflexões e até relações amorosas. Mas, ao fazer um desabafo marketeiro ao vivo, no Mais Você de Ana Maria Braga (Globo), a cantora põe fim a essa autenticidade.
E o que fica é: não vale tudo para virar notícia. Nem tudo pode ser marketing. Há limites para viralizar e se tornar assunto.
Lucas Pasin, colunista de UOL Splash, revelou com exclusividade que tudo foi combinado previamente com a produção. Sim, o desabafo fazia parte de uma estratégia de marketing, de uma linha de divulgação.
Nos bastidores da TV Globo, já sabiam que Luísa faria essa revelação ali. A cantora estava pronta para falar sobre a traição e o término. E de quebra, reforçar seu novo álbum e o sucesso que vem fazendo com suas músicas, incluindo Chico, hit que fez para o seu ex.
Aliás, ainda segundo Pasin, o programa de Ana Maria Braga não foi escolhido à toa. Trata-se de uma mulher, figura pública, com alta credibilidade e respeito, que também já teve sua intimidade exposta algumas vezes e que poderia dar suporte – e razão – à cantora. Além de se comover com cada palavra dela.
Longe de defender Chico ou a traição. Aqui estamos falando do ponto de vista da notícia, da forma como tudo foi divulgado, fazendo show de um “drama pessoal” para se tornar o assunto mais comentado do dia.
Causa espanto como tudo foi orquestrado. Claro que em cena, Luísa estava realmente emocionada. Ela deve ter sofrido muito com a traição. O desabafo tinha um tom autêntico. Pelo menos naquele momento. Mas, será mesmo?
Ao se render a uma tática marketeira, a cantora perde sua essência, perde a sua verdade. E mais: deixa na cabeça do público – e da própria mídia – a dúvida sobre outros acontecimentos e histórias de sua vida e carreira.
O que está por vir sobre Luísa Sonza será que realmente é verdade? Ou será mais uma jogada de marketing para alavancar seu engajamento e seu sucesso na música? Podemos acreditar na cantora? Ela vai jogar limpo?
De resto, seu discurso na TV foi muito pertinente, sério e importante. Mas, sabendo dos bastidores, perde valor. Será que Luísa ensaiou tudo isso ou realmente o desabafo saiu do seu coração? Dá para acreditar em tudo?
Ainda resta saber se Luísa ficará confortável com tudo isso e com a repercussão. Aliás, ela já falou sobre saúde mental e já expôs algumas fraquezas. Será que se render a um plano de marketing como esse vai deixá-la dormir com a consciência tranquila?
Esperamos que sim...
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.
COLUNISTAS