Filipe Bragança fala sobre desafios de seu papel na série "Dom": "Maturidade e responsabilidade"

Filipe vive versão jovem de Victor Dantas, pai do traficante Pedro Dom, na década de 70

Redação Publicado em 15/07/2021, às 09h03

Filipe criticou a maneira como o país lida com as drogas - Foto/Reprodução/Amazon Prime Video

O ator Filipe Bragança falou sobre os desafios de seu papel na série Dom, da Amazon Prime Video, e criticou a maneira como o Brasil lida com as drogas ao comentar sobre seu novo trabalho. 

Filipe interpreta a versão jovem de Victor Dantas, na década de 70, pai do traficante Dom. Na fase adulta, Flávio Tolezani dá vida ao personagem na fase adulta. O ator reflete sobre a produção de Breno Silveira: "Dom é, talvez, o maior projeto em que já trabalhei. Sem dúvida, é o mais complexo e, depois de assistir à série, creio que seja o mais sofisticado também. Poder contar essa história, uma história verdadeiramente importante, sobre o Brasil, nossos problemas e nossas pessoas, em um projeto grandioso, bem executado e com gente tão talentosa envolvida, é um privilégio."

"Poder ser dirigido por um diretor sensível e habilidoso como o Breno é uma honra e fazer parte de um elenco com atores tão potentes é para poucos". Filipe ainda pontuou o maior desafio da série, que foi lidar pela primeira vez com um papel e uma história densos: "É uma serie com temas complexos e dolorosos, especialmente para nós, brasileiros. E carregar isso com maturidade e responsabilidade é difícil. E claro, eu estava integrando um time de profissionais muito talentosos, e tinha que me provar merecedor de estar ali. Acho que consegui."

A trama, que conta a história do traficante, retrata o mundo das drogas. Ao ser questionado sobre a importância de falar sobre o tema, ele pondera: "A discussão sobre as drogas é muito ampla e complexa, muito maior do que 'droga é bom ou ruim'. O cinema, as séries e a arte têm o dever de discutir a sociedade e, enquanto nesse nosso Brasil existirem realidades devastadas pelas drogas, seja pelo uso ou pela violência e corrupção do Estado sobre os cidadãos, histórias como essa podem e devem continuar sendo contadas para que possamos pensar e questionar a forma como as coisas têm sido feitas."

Filipe prosseguiu: "Na série, as drogas são um problema desde a década de 70 e seguem sendo um problema até hoje, onde existe uma "guerra às drogas" que mata pessoas, torra dinheiro público e gera mais violência sem sequer chegar perto de resolver o problema. A série mostra que sim, as drogas são um problema, mas que a nossa forma de lidar com elas só agrava a situação". O ator ainda foi questionado sobre a discussão atual sobre temas políticos: "Eu acho que quem tem voz deve usar essa voz. E não usar de qualquer jeito, falar qualquer coisa, não. Usar com responsabilidade, com cuidado."

"Se informar primeiro, ler bastante, tentar entender o mundo e a complexidade dos nossos tempos, se dedicar, mas usar essa voz. Especialmente hoje, no Brasil, se você não usa a voz contra a barbárie antidemocrática que está no poder, e que abertamente odeia os artistas, eu não sei para que você tem voz", disse. 

filipe bragança Flávio Tolezani breno silveira

Leia também

Alice Bastos comemora seu aniversário um ano após tratamento de câncer


Morre Vô Nelson, do Vovôs TikTokers, aos 91 anos


Gabrielle Gambine, modelo trans, fala sobre feminilização do rosto: "Mais segura e contente"


Nico Puig, galã dos anos 90, posa com os cabelos longos: "Cansado de ficar careca"


Flávia Alessandra sobre quarentena: "Passei por uma interiorização para me realizar como artista"


Laila Zaid fala sobre ter se mudado para "comunidade hippie" durante a pandemia: "Um ajuda o outro"