FAMOSOS

Instagram apaga fotos de Fernanda Young e fotógrafo desabafa: “Tempos sombrios”

Bob Wolfenson usou sua página no Instagram, nesta quarta-feira (28/08), para desabafar e reclamar da política de censura da rede social...

Fernanda Young faleceu no último domingo (25/08), após uma parada respiratória - Foto: Bob Wolfenson
Fernanda Young faleceu no último domingo (25/08), após uma parada respiratória - Foto: Bob Wolfenson

Redação Publicado em 28/08/2019, às 13h52

Bob Wolfenson usou sua página no Instagram, nesta quarta-feira (28/08), para desabafar e reclamar da política de censura da rede social.

Amigo de Fernanda Young – que morreu no último domingo (25/08), aos 49 anos, após sofrer uma parada respiratória em decorrência de um ataque de asma – ele compartilhou duas imagens para homenagear a escritora e teve os posts deletados.

“O Instagram removeu meus últimos posts sobre Fernanda Young. Revoltante. Se alguém tiver essas imagens salvas com os textos, por favor, me enviem um direct. Quero guardar como documento destes tempos sombrios”, desabafou.

Nas postagens, Bob lembrou o ensaio de Fernanda para a revista Playboy e falou sobre suas últimas fotos feitas em estúdio.

Playboy e últimas fotos feitas em estúdio

Na segunda-feira (26/08), Bob falou sobre a foto feita nos bastidores do ensaio de Fernanda para a revista Playboy

Fernanda Young em seu ensaio para a Playboy, em 2009 – Foto: Bob Wolfenson

“Posto aqui esta fotografia da Fernanda Young. Feita para a Playboy em 2009. Pois sei que ela permitiria que eu o fizesse. Em que pese, a gaiola tenha tido a face de um adorno fetichista. E talvez fosse esta nossa intenção à época. Hoje vista, assim, em retrospectiva, a metáfora de alguém ainda que engaiolada poder dizer: nada me aprisiona, estou aqui nua inteira, altiva, corajosa dona do meu corpo. Fernanda era assim”, começou.

“Só os afetos a prendiam, o resto era alvo de seu crivo e lógica muito particulares. Ela sempre se sentia injustiçada pelos, como elas os chamava, ‘coronéis da cultura’. De fato, seu comportamento e obra não cabiam na miríade de compartimentos que nós na tentativa de nos entendermos procuramos ensacar a todos em definições pré ou pós concebidas. Se há algo em algum artista que seja digno do uso da alcunha de, é a originalidade. E isso, meus amigos, nela exorbitava”, continuou.

Ao final, Bob terminou dizendo que a morte de Fernanda Young foi um “golpe da vida”. A frase foi repetida e a homenagem aplaudida por vários famosos.

“Fernanda não pertencia a grupos, pois logo arrumaria encrenca. Ela era voz dissonante, às vezes por provocação e outras por discordância pura. No entanto, na vida real nunca vi pessoa tão generosa, tão praticante dos princípios igualitários. Sempre incorporando à sua trupe os mais diversos gêneros de gentes que encontrou ao longo de sua breve jornada. Choro a perda de uma amiga muito próxima. A vida não está fácil com a situação toda que esta aí, mas a morte da Fernanda foi golpe”, completou.

Fotos nua em seu estúdio

Na terça-feira (27/08), Bob prestou sua última homenagem à amiga revelando os bastidores de um ensaio de Fernanda juntamente com a atriz Fernanda Nobre:

Fernanda Young em seu último ensaio de estúdio – Foto: Bob Wolfenson

“Minha última postagem sobre Fernanda Young nestes dias. Ela mesmo diria: ‘chega desta tristeza, canta pra subir’. Bom, a história desta imagem é bonita. Ela me liga um dia e diz: ‘pasme, mas vou ser atriz numa peça. Não temos dinheiro, você faria as fotos? Fala logo porque se não der já chamo outro’. Com uma ameaça destas não dava nem pra pestanejar”, lembrou.

Em seguida, o fotógrafo revelou como propôs que Fernanda fotografasse nua:

“Sempre vou meio sem um plano muito definido e nem imaginava que faria esta fotografia. A coisa toda vai rolando na base de uma confiança recíproca. Acabamos o ensaio e arrisquei: agora vamos fazer nuas? Quem eu achava que não toparia, a Fe Nobre topou na hora. A Young disse: só me faltava essa, em tom de deboche, mas dois minutos depois estavam elas nuas à minha frente e eu que resolvesse, o convite que havia feito, em boas imagens”, continuou.

“Resumindo, essa e a outra foto desta série fartamente postada por aí já nasceram ‘um clássico’ e ficam como registro da última imagem de Fernanda Young feita em um set fotográfico”, completou.

LEIA MAIS

Brie Larson toca e canta nova de Miley Cyrus
Ludmilla mostra piscina ostentação na web
Nua e careca? Billie Eilish manda recado à revista
Pai de Gabriel Diniz homenageia o filho na web
Gleici e Paula Sperling trocam farpas na web
Paolla Antonini festeja Barbie que usa prótese

Veja mais notícias de Famosos.