TV

Sítio do Picapau Amarelo: Primeira versão volta para a telinha no Canal Viva

Confira os detalhes sobre a volta da versão clássica da história de Monteiro Lobato

Elenco da primeira versão de Sítio do Picapau Amarelo, nos anos 70 - Reprodução/Globo
Elenco da primeira versão de Sítio do Picapau Amarelo, nos anos 70 - Reprodução/Globo

Redação Publicado em 23/02/2021, às 07h30

Os saudosistas podem comemorar: a primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo será exibida pelo canal Viva a partir de março, dividida em 3 histórias diferentes.

Memórias da Emília (1978) conta com 18 episódios; O Minotauro (1978) também terá 18; Reinações de Narizinho (1982) terá 10. A reprise será transmitida de segunda a sexta-feira, à partir de 10:45 da manhã.

A primeira versão de Sítio do Picapau Amarelo foi transmitida entre 1977 e 1986, e dirigida por Geraldo Casé. Na estréia, contava com Dirce Migliaccio (Emília), Rosana Garcia (Narizinho), Zilka Sallaberry (Dona Benta), André Valli (Visconde de Sabugosa), Júlio César Vieira (Pedrinho), Samuel Santos (Tio Barnabé), Canarinho (Garnizé) e Tonico Pereira (Zé Carneiro), porém o elenco foi mudando com o passar do tempo.

A versão "original" do Sítio do Picapau Amarelo foi reprisada diversas vezes pela Globo com o passar dos anos, principalmente nos anos 90. Já em 2001, foi iniciada a nova versão, estrelada por Nicette Bruno como Dona Benta e Isabelle Drummond como Emília. A exibição durou até 2007.

O Sítio é baseado na série de livros escritos por Monteiro Lobato (1882-1948), que se tornaram clássicos da literatura infantil no Brasil e que também obteve reconhecimento em várias partes do mundo.

Além das versões da TV Globo, a história do Sítio também ganhou outras adaptações, como uma bem sucedida versão em desenho animado.

Até o momento, o Canal Viva não se manifestou oficialmente sobre a reexibição do Sítio do Picapau Amarelo em sua grade de programação.