FAMOSOS

Shantal desabafa e pede afastamento de Renato Kalil da Medicina: "Pra mim, era óbvio que ele seria suspenso"

Shantal pediu para que obstetra não exerça mais a função de médico após denuncias

Influenciadora revelou ter sido vítima de violência obstétrica durante parto de caçula - Foto: Reprodução/ Instagram@shantal
Influenciadora revelou ter sido vítima de violência obstétrica durante parto de caçula - Foto: Reprodução/ Instagram@shantal

Redação Publicado em 14/02/2022, às 10h38 - Atualizado em 18/02/2022, às 11h34

Shantal fez um desabafo e lamentou sobre a necessidade de realizar um pedido para que o médico Renato Kalil seja afastado da Medicina, após denúncias de violência obstétrica e sexual contra ele. 

Vítima de violência obstétrica, causada por Kalil durante o parto da caçula Domênica, em setembro do ano passado, Shantal falou sobre a petição contra o médico à coluna de Fábia Oliveira, do site Em Off:

"Para mim, seria muito óbvio que ele seria suspenso enquanto tem esse tanto de denúncias nesse nível de gravidade que é o assédio sexual, até por respeito às vítimas", disse. Sua defesa protocolou, no Conselho de Ética e Disciplina do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), no início deste mês, uma petição para o afastamento de Renato.

Enquanto as investigações de denúncias de violência obstétrica e sexual estão em andamento, ela conta que deseja evitar que outras pacientes sofram o mesmo que ela e outras mulheres que também denunciaram o médico: "Eu entro com o pedido para que outras vítimas não precisem passar pelo que eu passei. Existem vítimas, testemunhas, colaboradores e colegas profissionais que alegam que esse é o comportamento dele com as pessoas ao seu redor".

O inquérito que apura as denúncias contra Renato Kalil já colheu 18 depoimentos de mulheres que alegaram ter sofrido algum tipo de violência. Além do Cremesp, que já abriu uma investigação contra Kalil, o Ministério Público de São Paulo investigação e os hospitais Rede D’Or São Luiz e Albert Einstein, em São Paulo, iniciaram processo administrativo para apurar os fatos denunciados pelas pacientes do profissional. No caso do Einstein, o processo foi finalizado e nenhuma reclamação contra o médico foi identificada internamente na unidade.

Após tornar pública sua história, ela foi contatada pela mulher de Renato, pedindo para que abafasse o caso. "A esposa dele entrou em contato comigo logo que os áudios e vídeos vazaram. Nós conversamos e ela pediu pela família dela, para que o assunto parasse. Mas o assunto levou uma proporção que eu não esperava".

O profissional ainda bloqueou a influenciadora quando a mesma tentou resolver o problema com ele.

"Eu queria resolver isso do âmbito particular, não de uma forma pública. Não era meu desejo, de forma alguma. Tanto que quando eu assisti o parto, por conta da posição ginecológica que eu estava e prestando atenção no parto da minha filha em si, tomei conhecimento de muita coisa que não sabia que tinha acontecido. Minha atitude foi enviar as partes que eu não gostei e me senti constrangida para o próprio Kalil, para resolver com ele. Ele me bloqueou e me calou. Então eu guardei a história pra mim. Quando eu desabafei em um grupo de mães e vazou, saiu do meu controle", disse.

Shantal também lamentou ter tornado público o constrangimento no momento mais especial para ela.

"Não queria que o parto da minha filha se tornasse público. Por ser uma experiência tão ruim, não queria que ela tivesse essa história pra contar. Mas quando vieram outras vítimas, vi que não foi apenas o meu caso. Era recorrente, acontecendo com outras mulheres, coisas muito mais graves, não tinha como abafar. Mas o contato que eu mais esperava ter recebido era o dele. Reconhecendo seu erro e tentando consertar". Durante o trabalho de parto de Domênica, ela conta que foi xingada de "viadinha" por Kalil.

Ao tornar o caso público, a influenciadora teve áudios e alguns vídeos do parto circulando pelas redes sociais.

Nos registros feitos pelo marido, Mateus Verdelho, o obstetra aparece falando palavrões, além de mandar Shantal fazer força. Durante a gravação, ele ainda comenta com Mateus sobre o quão "rasgada" a influenciadora ficaria em razão do parto.