FAMOSOS

Antonio Calloni comenta inspiração em avó para viver personagem esquizofrênico: "Era o único que a trazia de volta"

Antonio Calloni falou sobre abordagem da doença de Matias na novela

Ator relembrou da avó e contou que seus pais achavam que ele também estava enlouquecendo - Foto: Reprodução / Instagram @antonio_calloni
Ator relembrou da avó e contou que seus pais achavam que ele também estava enlouquecendo - Foto: Reprodução / Instagram @antonio_calloni

Redação Publicado em 14/02/2022, às 10h16

Antonio Calloni comentou sobre a abordagem da esquizofrenia de seu personagem, Matias, em Além da Ilusão, e revelou inspiração sua avó para viver o papel na novela. O ator interpreta personagem que começa a manifesta "demência precoce", como era conhecida na época, após a tragédia. 

Em entrevista ao Extra, Antonio conta sobre como a doença será abordada: "Depois da tragédia, ele começa a manifestar uma “demência precoce”, como a doença era chamada. É um elemento fundamental para o personagem. Delírio para um ator é um prato cheio."

O artista prosseguiu: "Minha avó foi meu ponto de inspiração. Não lembro o diagnóstico, mas ela também tinha alucinações. A única pessoa que conseguia trazê-la de volta era eu quando criança, intuitivamente. Eu tinha uns 11 anos. Ela ficava na porta do quarto esperando o trem passar, gritando para ele parar. Eu falava que também tinha visto o trem, mas que não estava mais vendo os trilhos, procurava com ela pela casa."

"Aos poucos, ia fazendo ela perceber que não havia nada, e ela ficava calma. Meus pais ficavam apavorados, achavam que eu também estava enlouquecendo", disse. Questionado sobre a importância dos temas para a novela, ele afirma: "Eu destacaria, por fazer parte do meu núcleo, a discussão sobre o patriarcado e como ele tenta oprimir esse feminismo que sempre existiu e está ganhando mais força. É importante que esse debate continue e se estabeleça cada vez mais."

Calloni também relembrou a perda dos pais, ao ser questionado sobre o assunto: "Quando perdi meus pais foi muito delicado, mas já era esperado. Não foi de repente. Também passei um momento muito duro com a morte de uma irmã. Mas continuo achando que a vida sempre ganha. Ela é a única solução", completou.