Príncipe Philip faleceu na manhã desta sexta-feira (09/04) aos 99 anos
Redação Publicado em 09/04/2021, às 10h15
No dia em que comemoraria aniversário de casamento com Camilla, Duquesa da Cornualha, o Príncipe Charles recebeu a notícia de que seu pai, Príncipe Philip, faleceu aos 99 anos nesta sexta-feira (09/04).
Casados desde 2005, Príncipe Charles e Camilla completam 16 anos juntos. Há duas semanas, os dois foram à Grécia fazer uma visita de dois dias para poderem comemorar o 100º aniversário desde a guerra da independência grega contra o Império Otomano.
Charles chegou a mencionar o pai, na época, durante um jantar oficial de Estado: "Minha esposa e eu não poderíamos estar mais felizes por estar de volta à Grécia, que há muito tempo ocupa o lugar mais especial em meu coração. Afinal, a Grécia é a terra do meu avô; e do nascimento de meu pai, quase cem anos atrás, no ano do centenário da independência grega".
O Príncipe Philip, nascido em Corfu, na Grécia, no dia 10 de junho de 2021, ainda tem descendência dinamarquesa, britânica e alemã, é tataraneto da rainha Vitória, bem como Elizabeth II. Ele é o único filho homem de André da Grécia e Dinamarca com a princesa Alice de Battenberg, criado na Grã-Bretanha quando sua família acabou sendo expulsa da Grécia ainda bebê.
Philip também decidiu adotar o sobrenome do tio materno, Louis Mountbatten, que chegou a ajudá-lo a se aproximar dos primos e da família real britânica. A Rainha Elizabeth conheceu o príncipe quando tinha apenas 13 anos de idade e os dois se casaram em 1947 na Abadia de Westminster. Quando Elizabeth subiu ao trono, o duque de Edimburgo estava servindo a Marinha, entre 1940 e 1952, e precisou ser príncipe consorte.
O príncipe ainda sofreu diversas crítica da imprensa e dos britânicos após lutar contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, pelo fato de suas irmãs serem casadas com alemães que possuiam ligações nazistas.
Nesta sexta-feira (09/04), foi noticiado que Philip morreu aos 99 anos. No dia 16 de março, ele chegou a rever alta de um hospital de Londres, após ter ficado durante 28 dias hospitalizado. Após a alta, ele passou a receber cuidados em sua casa e ficar em observação. Em fevereiro, Príncipe Charles foi fotografado com os olhos marejados ao chegar ao hospital em uma visita ao pai, quando havia sido internado para fazer um tratamento.
COLUNISTAS