FAMOSOS

Mulher quebra obra de Romero Britto na frente do artista e vídeo viraliza na web

Momento foi gravado por pessoas que estavam no ateliê do artista

Romero Britto vê sua escultura quebrada por uma cliente - Foto: Reprodução/ TikTok@fayepindell19
Romero Britto vê sua escultura quebrada por uma cliente - Foto: Reprodução/ TikTok@fayepindell19

Redação Publicado em 13/08/2020, às 23h19

Um vídeo que mostra uma mulher quebrando uma peça na frente do artista plástico Romero Britto está dando o que falar nas redes sociais.

A gravação, feita por pessoas que visitavam o ateliê onde Britto expõe suas obras nos Estados Unidos, acabou viralizando na noite desta quinta-feira (13/08).

No vídeo, a mulher, que aparentemente é dona de restaurante, acusa o artista de ter destratado seus funcionários: “Eu exijo que você nunca mais vá a um dos meus restaurantes e ofenda minha equipe. Eu te respeitava como artista”, diz ela, visivelmente irritada, antes de jogar a peça no chão.

 

Pelo TikTok, Faye Pindell, que disse ter trabalhado com o artista na Britto Central, explicou como tudo aconteceu.

“Esse cara aqui é o Romero Britto, um artista famoso. Geralmente, no final do mês, ele promove um encontro com pessoas que compraram suas obras de arte e essa moça vista no vídeo quebrando uma porcelana gerencia um restaurante visitado por Romero e alguns os amigos. Aparentemente eles foram desrespeitosos e rudes com a equipe, os funcionários contaram para ela e, no fim do mês, ela decidiu comprar sua própria porcelana, que custa milhares de dólares, e quebrou na cara dele”, disse ela.

“Ela basicamente disse a ele que não o respeita mais. Foi na frente de muita gente, ele ficou constrangido e não sabia como reagir. Eu meio que me senti mal por ele, o que é raro. Ele disse que não desrespeitou os funcionários”, complementou.

Segundo apurou o CENAPOP, a peça carrega a assinatura de Romero Britto e custa US$ 4.800, ou R$ 25 mil na conversão usando a cotação atual.

Internet reage

O momento dividiu opiniões; alguns elogiaram a postura da patroa, de defender seus funcionários, e outros condenaram a destruição da obra de arte.

“Bem feito, ele tem jeito de ser arrogante”, disse um internauta. “Eita. Respeite a arte do artista”, defendeu outra. “Ela não gastaria esse dinheiro apenas por capricho, ela deve ter razão”, apontou outro. “Por mais errado que ele estivesse (se isso realmente aconteceu), nada justifica destruir uma obra feita com a criatividade do autor”, protestou mais uma internauta.

Surpreendentemente, houve até quem alegasse que nem sabia que Britto ainda está vivo: