FAMOSOS

Mariana Xavier celebra papel em filme de Lázaro Ramos: "Não me enxergou somente como atriz gorda"

Mariana Xavier foi convidada para protagonizar par romântico com Seu Jorge

"Medida Provisória" foi dirigido por Lázaro e estreou no Festival do Rio - Reprodução / Instagram @marianaxavier
"Medida Provisória" foi dirigido por Lázaro e estreou no Festival do Rio - Reprodução / Instagram @marianaxavier

Redação Publicado em 23/12/2021, às 10h00

Mariana Xavier, 41 anos, celebrou seu papel em Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, e falou sobre o convite feito pelo ator para protagonizar par romântico com Seu Jorge na produção. 

O longa, que conta com negros na maior parte do elenco, possui apenas 77 atores. Mariana agradeceu o reconhecimento de Lázaro quando decidiu convidá-la: "Quando o Lázaro me convidou, respondi que não havia possibilidade de eu dizer não. É uma aparição pequena, mas que me deixou muito feliz, porque ela não tem nada a ver com meu corpo, e nem é para ser alívio cômico de ninguém."

A atriz prosseguiu: "É para mostrar uma vertente do meu trabalho que as pessoas ainda conhecem muito pouco e eu quero mostrar mais. É um lado mais sério, mais dramático. Ele não me enxergou somente como atriz gorda". Ela ainda ressalta a importância de debater sobre outros temas nas redes sociais. "Inclusive, quando alguém tenta me resumir como uma pessoa que luta pelo respeito às pessoas gordas, eu digo que luto pelo respeito de todas as pessoas terem o direito de serem felizes como elas são, como elas querem, como elas conseguem. Falo muito sobre o racismo, público LGBTQIAP+, PcDS."

"No fim das contas não são minorias, são grupos menorizados. A gente vive em um país que mais da metade da população é negra. A gente fala de representatividade, mas temos que falar de proporcionalidade. Fico extremamente feliz em ver esse filme com a maioria negra. Tomara que lance moda". A artista ainda garante que projeto a deixou orgulhosa e feliz, lhe fazendo aprender sobre coisas importantes e valiosas.

"Sou par romântico do Seu Jorge, posso dizer que gerei muita inveja. Apesar de poucas aparições, ela tem uma função importante na trama e tem uma característica que eu procuro ser: uma aliada da luta antiracista. Ela é uma branca consciente dos seus privilégios, que tenta entender o seu papel dentro dessa causa. Acho que foi por isso que o Lázaro me convidou", finalizou Mariana.