FAMOSOS

Lucinha Lins comenta maturidade e sexo após os 60: "Os homens sofrem mais"

Lucinha Lins refletiu sobre idade e disse que "menopausa é um desastre"

Atriz de 69 anos contou que o envelhecimento é um aprendizado - Foto: Reprodução
Atriz de 69 anos contou que o envelhecimento é um aprendizado - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 17/06/2022, às 11h08

Aos 69 anos, Lucinha Lins refletiu sobre a maturidade e o envelhecimento, em entrevista À revista Marie Claire, e contou que a maturidade é um aprendizado, além de chamar a menopausa de "desastre".

Questionada sobre a libido após os 60 anos, a atriz diz que "tudo se transforma": "A pele não fica ruim? A gente não vai ficando toda enrugadinha? A mão não vai ficando feia? Não tem mancha no corpo? A libido acompanha isso tudo."

"É normal. É chato? É chato. A menopausa é um desastre. Eu acho é chato, mas machuca a mulher essa mudança, isso é hormonal. Você não pode querer que uma mulher de 70 anos tenha a mesma energia hormonal para sexo de uma de 20. Isso é uma loucura. Não existe. Mas como diz o poeta: 'Toda maneira de amar, vale a pena'. É isso que vai levando. É o dia a dia. Vamos nessa. Ruim não é não, não vai ficar nunca, mas vai ficar diferente."

Lins prosseguiu: "Acho que os homens sofrem mais que as mulheres neste aspecto. Na medida que vão envelhecendo é mais visível nos homens do que nas mulheres. Mais do que nunca você tem que falar sobre isso com seu companheiro e ele tem que falar com você. Isto é uma coisa vista, sentida e reorganizada na vida juntos. Ninguém faz amor sozinho."

"O casal fala sobre isso, vive, muda e experimenta o possível e assim caminha a humanidade. Não é um bicho de sete cabeças, é um aprendizado, como tudo na vida", conta. Lucinha também comentou sobre envelhecer no meio artístico e a dificuldade das mulheres em razão da idade. "Eu acho que tem personagens para todas as idades, mas sem dúvida eu hoje não poderia ser a mocinha de Roque Santeiro. Eu posso ser a mãe, talvez a avó da mocinha. Acho que as coisas têm seu tempo para acontecer."

Ela ainda pontua: "Faço parte da velha guarda, não da nova. Vai ter sempre algum papel, mas talvez você não seja a grande protagonista. A juventude talvez tenha uma chance maior, mais possibilidades, mas tem papel para todo mundo. É mais difícil para uma mulher mais velha determinados papéis, eu acredito que para os homens também. A juventude é linda e o mais velho tem outo tipo de beleza. É completamente diferente."

"Acho que a dificuldade de um ator mais velho é bem parecida com a de uma mulher mais velha, as cobranças são iguais", concluiu Lins. 

Casada com Claudio Tovar, há quase 40 anos, a atriz está em cartaz com a peça Meninas Velhas, em São Paulo, onde trata assuntos relacionados à idade.