FAMOSOS

Autora diz que Lady Diana recebeu ajuda de Príncipe Philip para se adaptar à realeza

Escritora afirma que Diana lutou para se adaptar à sua nova posição dentro da realeza britânica

Ingrid Seward revelou que Diana achava os jantares Balmoral uma grande tensão - Foto/Reprodução
Ingrid Seward revelou que Diana achava os jantares Balmoral uma grande tensão - Foto/Reprodução

Redação Publicado em 13/04/2021, às 08h24

Ingrid Seward, autora e escritora da biografia sobre a realeza britânica contou como era o relacionamento entre Lady Diana e o sogro, Príncipe Philip, que faleceu aos 99 anos na última sexta-feira (09/04), em entrevista à revista People

Ingrid afirma que, inicialmente, o Duque de Edimburgo se 'encantou' com Lady Di conforme ela tentava se adaptar à nova posição na realeza britânica ao se casar com o Príncipe Charles: "Quando ela achou as restrições da vida real difíceis, foi Philip quem a ajudou. Depois de casada, ela nunca se sentava ao lado do marido, sempre ficava ao lado de Philip nos infindáveis ​​jantares de gala, e ele cuidava dela."

"Diana achava os jantares Balmoral uma grande tensão e a atmosfera sufocante", revelou a escritora. Ingrid ainda disse que Diana e Philip mantiveram o vínculo após o livro 'Diana: Her True Story', ser publicado por Andrew Morton, em 1992, no qual contava todas as batalhas da Princesa durante a crise de seu casamento com Charles. A Rainha Elizabeth II e Philip chegaram a marcar uma reunião, após a publicação do livro, com Diana e Charles, no Castelo de Winsor, para poderem discutir sobre a separação e que eles pudessem 'tentar pensar nos filhos, na monarquia e no país, em vez de suas desgraças pessoais'.

Além disso, Philip também teria tentado realizar uma abordagem mais sutil, enviando cartas para Lady Di, para que a convencesse a não se separar de Charles: "Ele tentou fazê-la encarar os fatos e lidar com os problemas dentro de seu casamento, explicando que conhecia em primeira mão as dificuldades de se casar com alguém da família real". O Príncipe teria, inclusive, dito que Charles 'era tolo por arriscar tudo por Camila Parker-Bowles, sua atual mulher. 

A People divulgou supostos trechos das cartas que Philip enviou à Lady Di que diziam 'Nunca sonhamos que ele pudesse querer deixá-la por ela. Não consigo imaginar ninguém em sã consciência deixando você por Camilla', além de 'Tal perspectiva nunca passou por nossas cabeças'. Segundo ainda a autora, Philip teria se oferecido, em uma outra carta, para fazer tudo que estivesse ao seu alcance para poder ajudar a salvar o casamento dos dois. "Se for solicitado, sempre farei o possível para ajudar você e Charles da melhor maneira possível. Mas estou pronto para admitir que não tenho nenhum talento como conselheiro matrimonial", garantiu ele. 

Porém, as cartas não foram suficientes para que o casamento de Diana e Charles pudesse durar. Ingrid revela que o relacionamento entre a Princesa e Charlies começou a desmoronar, principalmente por conta de o Príncipe dizer que ela estava errada em ter os casos extraconjugais, mesmo que ele ainda estivesse fazendo o mesmo. "Philip percebeu que o comportamento de Diana estava tendo um efeito prejudicial no instituto da monarquia". 

Ingrid ainda contou que Diana passou a não gostar mais do Duque de Edimburgo, tornando a considerá-lo 'impossível de lidar': "Ele podia ser divertido como convidado para um jantar, mas como sogro era muito crítico". Em uma mensagem, ela chegou a responder as cartas de Philip. "Fiquei muito satisfeita em receber sua carta, e especialmente por ler que você está desesperadamente ansioso para ajudar". A Princesa também teria afirmado que prezava pela grande compreensão e tato do sogro, qualidades que não eram exatamente pelas quais ele se tornou famoso durante seus 99 anos.

A autora ainda disse que, após Lady Di e Charles se se separarem, entre 1994 e 1995, as cartas enviadas por Philip começaram a ter outro tom. Já em meados de 2008, sua amiga, a terapeuta alternativa, Simone Simmons, disse que Diana 'mostrou duas cartas que realmente a deixaram aborrecida', e que eram 'extremamente depreciativas' sobre ela, bem como 'muito cruéis'.