Médico alerta sobre riscos de procedimentos do tipo
Redação Publicado em 27/08/2022, às 12h04
Após uma intervenção estética malsucedida, a influenciadora digital Maria Alice Giaconi Florio, conhecida nas redes sociais como Mafs, viu sua vida virar de cabeça para baixo. Após passar por um procedimento de lipo enzimática — intervenção estética para dissolver gorduras — ela passou por uma cirurgia, no dia 17 de agosto, para a retirada de 33 nódulos. O procedimento para a remoção dos nódulos durou 12 horas e a influencer está se recuperando.
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Mafs conta que realizou o procedimento estético em maio, em uma clínica de estética de Sorocaba, interior de São Paulo. De início, a intervenção seria apenas no abdômen, mas, como sobrou produto, a profissional sugeriu que fosse feita a aplicação embaixo do queixo.
Dias após o procedimento, começaram manchas pelo corpo, que evoluíram para os nódulos: 30 na barriga e três no queixo. A influenciadora acredita que o problema foi ocasionado pelo fato de a esteticista ter feito a aplicação com agulha, o que não é recomendado pelo fabricante do produto.
Ver essa foto no Instagram
“Era como se fosse um veneno que se espalhou pelo meu corpo. Os médicos disseram que precisava fazer a cirurgia rápido, porque os nódulos estavam aumentando cerca de quatro milímetros por semana”, relata Maria Alice.
Após o surgimento das manchas, Maria Alice entrou em contato com a profissional, que a informou que os sintomas eram normais. Quando o caso piorou, a esteticista alegou não saber o que poderia ter acontecido. Já a proprietária da clínica onde o procedimento foi realizado, parou de responder suas mensagens.
O cirurgião plástico Arthur Barros esclarece que, após a aplicação do produto, a gordura é dissolvida e absorvida pela corrente sanguínea. De acordo com ele, esse tipo de intervenção deve ser realizado apenas em locais onde há pouca gordura, do contrário, o procedimento pode não ter resultado.
“É necessário também estar atento com a esterilização dos equipamentos utilizados para fazer o procedimento, pois se a higienização não for feita de maneira correta, o paciente pode ser contaminado com uma bactéria chamada Micobactéria – parente da bactéria da tuberculose e resistente ao álcool. Ela causa muitos problemas, porque é difícil de ser tratada”, explica.
Dr. Arthur orienta que os pacientes procurem com cautela os locais e profissionais onde irão realizar os procedimentos estéticos. “As redes sociais são muito boas, mas têm muitas pessoas que fazem essas “propagandas maravilhosas” e, na verdade, não têm essa competência toda. No mínimo a pessoa precisa ter uma formação para fazer o procedimento, que é geralmente feito por um dermatologista ou cirurgião plástico”, comenta.
A influencer também dá um alerta sobre a busca exagerada pelo corpo perfeito. “Ficamos procurando esse padrão de corpo perfeito, essas coisas que vemos no Instagram, mas somos bonitas do jeito que somos. Estou alertando vocês para tomarem cuidado com esses procedimentos, principalmente com clínicas que não são conhecidas ou clínicas que são conhecidas, mas fazem esses descontos loucos que mexem com a nossa cabeça”, finaliza.
COLUNISTAS