FAMOSOS

Mariana Belém, filha de Fafá, revela ter sido abusada sexualmente aos 7 anos: "Levei 17 anos para contar"

Mariana Belém disse que “só não foi mais violentada” porque saiu correndo

Mariana Belém com a mãe, a cantora Fafá de Belém - Foto: Reprodução/ Instagram@maribelem
Mariana Belém com a mãe, a cantora Fafá de Belém - Foto: Reprodução/ Instagram@maribelem

Redação Publicado em 25/11/2020, às 09h57

Filha da cantora Fafá de Belém, Mariana Belém, de 40 anos, contou que foi abusada sexualmente quando tinha apenas 7 anos de idade por um homem que “deveria estar cuidando dela”.

No longo relato, publicado em sua página no Instagram, a atriz disse que o homem a obrigou a pegar em suas partes íntimas, que ele chegou a passar a mão dentro de seu biquíni, e que “só não foi mais violentada” porque saiu correndo: 

“Minha mãe sempre foi minha parceira, minha confidente. E, mesmo assim, levei 17 anos para contar que sofri abuso aos 7 anos e que só por um milagre não fui ainda mais violentada (e foi assim que eu aprendi o que seria ter fé pela vida toda). Algo me fez correr porque achei errado um homem que deveria cuidar de mim estar passando a mão dentro do meu biquíni, colocando a minha mão no pênis dele e pedindo para eu ‘dar beijo’ naquela parte do corpo dele. Algo fez minha mãe chegar enquanto eu corria dele. Algo ali me salvou de algo pior. Levei 17 anos para contar por alto. E esses detalhes grotescos acima eu só contei quando moramos juntas durante essa pandemia (33 anos depois do ocorrido)”, começou ela.

 

Na postagem, Mariana revelou que ainda lembra de como tudo aconteceu, e que passou anos “trabalhando o que havia acontecido” em visitas com uma psicopedagoga e lendo sobre o assunto.

“Eu lembro do quarto, eu lembro da casa, eu lembro do exato momento em que minha mãe entrou na casa, eu lembro de detalhes, das frases. Trabalhei isso ao longo da vida, com psicopedagoga, lendo sobre e, a não ser por anos respondendo raivosa e xingando homens que mexiam comigo na rua (e isso foi trabalhado depois de adulta), consegui não viver com traumas maiores. Mas nunca esqueci. E quem não teve terapia? Informação? Uma mãe confidente? Se nem eu consegui contar para a  minha, sempre aberta a conversar sobre tudo…”, ponderou ela.

No texto, Mariana conta que “se sentiu responsável” pelo ataque que sofreu e que “tinha vergonha” de ter passado pelo que passou.

“Eu me achava responsável. Eu achava que a culpa era minha. Eu tinha vergonha. Eu tive medo por anos. Quantas meninas, quantas mulheres não conseguiram correr? Quantas meninas acreditaram nos amigos dos pais, em familiares e tiveram sua confiança quebrada e seu corpo violado? Precisamos sim falar sobre Abuso. Precisamos ler e proteger nossos filhos, amigos…”, defendeu ela, indicando o livro Abuso - A Cultura do Estupro no Brasil, da jornalista Ana Paula Araújo.

“Minha amiga Ana Paula Araújo, seu livro me fez conseguir contar isso publicamente pela primeira vez na vida e te agradeço por isso. Quando você chorou me ouvindo te contar, pensei: ‘será que meu relato pode encorajar outras pessoas? Ou ao menos confortar quem também ficou quieta por medo e vergonha? Será que meu relato pode abraçar outras pessoas?’ Tomara. Se esse relato fizer pelo menos uma pessoa se sentir acolhida, parte de algo ou até encorajar alguém a se abrir, eu já vou sentir um alívio ainda maior”, completou ela.

Fafá exaltou força da filha

Após a postagem, muitos famosos reagiram à revelação de Mariana. A primeira foi a própria Fafá de Beelém, que ressaltou a força de Mariana.

“Você é uma força da natureza, filha! Nossa conversa recente fez-me lembrar de várias situações que passei quando cheguei de Belém que jamais tinha trazido à luz da consciência como abuso. Obrigada por colocar luz num assunto tão delicado e vivido DIARIAMENTE por nós mulheres, meninas, moças... Parabéns por sua coragem, filha. Muito orgulho de você. Te amo, filha”, postou a cantora.

Famosos repercutiram

Diante da revelação e do relato que Mariana compartilhou nas redes sociais (ela também postou no Twitter), muitos famosos se manifestaram.

Ana Paula Araújo, que escreveu o livro citado por Mariana na postagem, comentou: “Ah, amiga querida... Sua coragem, sua força e sua fé são inspiração. Vontade de estar com você agora. Sinta-se abraçada”, postou a jornalista. Padre Fábio de Melo também reagiu: “A coragem é um caminho que se anda aos poucos”, escreveu o religioso. “Mari, receba aqui o meu abraço de amigo. É lindo ver sua coragem que vai encorajar tantas outras pessoas. Chega de abusos. Te desejo serenidade e alegria sempre, querida! Estamos juntos”, postou o ator Luis Lobianco.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mari Belém (@maribelem)