FAMOSOS

Eliana reflete sobre o corpo: "Temos que normalizar imperfeições e para de cobrar tanto"

Eliana comentou sobre normalizar o corpo da mulher

Apresentadora ainda ressaltou a importância da aceitação - Reprodução / Instagram @eliana
Apresentadora ainda ressaltou a importância da aceitação - Reprodução / Instagram @eliana

Redação Publicado em 04/02/2022, às 11h12

Eliana, de 49 anos, comentou sobre cobranças e normalização do corpo da mulher, refletindo ainda a importância da aceitação. Em conversa com a Quem, a apresentadora ainda afirmou que "envelhecer tem a ver com viver". 

Questionada sobre os incômodos de ser fotografada em um momento de descontração, Eliana explica: "Entendo que sou uma pessoa pública e acabe gerando curiosidade, assim como todas as pessoas que trabalham neste meio. É natural que possam te fotografar, que um paparazzo te registre, mas a maneira como foi registrado nunca havia acontecido em 30 anos de carreira. A princípio, me assustei pela imagem que eu vi. Eram fotos que estavam completamente fora do meu controle. Por outro lado, foi libertador. Pensei: 'Nossa! Está tudo bem'. Vamos normalizar que aquele é o corpo de uma mulher, no caso, eu, e é o meu templo. Por que vou ficar receosa? Por que vou esconder?".

A artista prossegue: "Foi libertador porque foi como se eu tirasse aquela imagem da perfeição e me aceitasse como realmente sou. Esse episódio foi como renunciar à imagem de perfeição. Vivo um momento de muita autoaceitação. Foi libertador me livrar da pose, afinal eu controlo aquilo que eu posto. Controlo aquilo que vai pro ar. Controlo no sentido de escolher o melhor ângulo, a roupa. Naquele momento, fui pega de surpresa. Depois, até agradeci."

"No momento, veio aquela sensação de não concordar, mas depois veio a sensação de que está tudo bem. Está tudo bem ter imperfeições. Temos que normalizar as imperfeições e parar de nos cobrar tanto."

"É um exercício parar de se cobrar para estar nos padrões que foram estabelecidos. Quanto mais genuíno for, melhor", diz. Ela ainda conta se já se sentiu refém da beleza e juventude, ressaltando que "a mulher é condicionada a alguns padrões". "E que bom que isso vem sendo quebrado ao longo dos anos. Relaciono o envelhecer à vida. Se você não envelhece, você morre cedo. Eu amo viver e, inevitavelmente, vou envelhecer. A gente tem que parar de se cobrar por isso. Envelhecer tem a ver com viver e aceitar sua vida como ela é, como ela está, aceitar o seu momento e vivê-lo na plenitude. Acho que é isso que eu estou vivendo."

A apresentadora também fala que, próxima a completar 50 anos, está "na plenitude e com autoaceitação": "Estou me curtindo, estou feliz com a família que eu construí e vivo um momento profissional incrível e também como mulher. Estou em uma fase muito segura. Quero celebrar esse momento", completou.