FAMOSOS

Cineasta Cadu Barcellos, de 34 anos, é morto no centro do Rio

Cadu Barcellos foi esfaqueado na madrugada desta quarta-feira (11/11)

Cadu Barcellos tinha 34 anos e trabalhava com Gregório Duvivier - Reprodução/Instagram
Cadu Barcellos tinha 34 anos e trabalhava com Gregório Duvivier - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 11/11/2020, às 07h56

Morreu na madrugada desta quarta-feira (11/11) o cineasta Cadu Barcellos, de 34 anos.

Ele foi morto a facadas no centro do Rio de Janeiro. Ele havia saído de carona em um carro de aplicativo com uma amiga, da Pedra do Sal, no Santo Cristo, seguindo para a Zona Sul, desembarcando no Centro.

Cadu foi atacado na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no Centro. Ele foi rendido perto de uma saída do metrô, foi visto gritando por socorro por volta das 3h30, no entanto, caiu alguns metros mais a frente e morreu no local.

Ele era assistente de produção do canal Greg News e do Porta dos Fundos, atuando também como diretor do segmento "Deixa Voar", do longa-metragem "Cinco vezes favela - Agora por nós mesmos". além da série "Mais x favela", do canal Multishow, e co-diretor do documentário "5x Pacificação" (2012).

Ele deixou a esposa e um filho de dois anos. 

O corpo dele estava no Instituto Médico Legal, no Centro, por volta das 7h. O CENAPOP apurou que policiais militares do 5º BPM (Praça da Harmonia) foram acionados para verificar uma ocorrência na Avenida Presidente Vargas, onde foi encontrada uma pessoa caída no chão. A perícia também foi acionada e o caso já está com a Delegacia de Homicídios. 

 

Carreira premiada

"Cinco vezes favela - Agora por nós mesmos" foi lançado em 2010 e contou com a produção de Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães. O longa foi escolhido para a Seleção Oficial do Festival de Cannes daquele ano, e ainda recebeu vários prêmios no Festival de Paulínia, como melhor filme de ficção, escolha dos júris oficial e popular, melhor atriz e ator coadjuvante, melhor roteiro, melhor trilha sonora e melhor montagem.

Por fim, o filme também rodou por festivais internacionais e ganhou prêmio de júri popular no Festival de Biarritz, na França.

Além do trabalho no audiovisual, Cadu criou a página "Maré Viva", com 100 mil inscritos nas redes sociais.

 

Amigos lamentam

Logo após a divulgação da morte de Cadu, vários amigos e entidades do cineasta se manifestaram nas redes sociais para falar sobre ele e criticar a violência no Rio de Janeiro.