FAMOSOS

Billy Porter, de "Pose", revela ser soropositivo há 14 anos: "A verdade é a cura"

Ator afirma ter descoberto há 14 anos, porém teve vergonha de assumir

Billy Porter no tapete vermelho do Oscar - Reprodução/Instagram@theebillyporter
Billy Porter no tapete vermelho do Oscar - Reprodução/Instagram@theebillyporter

Redação Publicado em 19/05/2021, às 11h18

Billy Porter, conhecido pelo seu papel na série Pose, revelou que é HIV positivo, e deu detalhes sobre como é viver com o vírus, e o motivo de ter mantido segredo sobre seu diagnóstico por mais de uma década, em entrevista à revista The Hollywood Reporter.

O ator, de 51 anos, disse que descobriu o diagnóstico há 14 anos, e disse que tinha vergonha: "Eu era a geração que deveria se cuidar melhor, mas isso aconteceu de qualquer maneira. Era 2007, o pior ano da minha vida. Estava no precipício da obscuridade por cerca de uma década ou mais, mas 2007 foi o pior de tudo. Em fevereiro, fui diagnosticado com diabetes tipo 2. Em março, assinei os papéis da falência. E, em junho, fui diagnosticado com HIV".

Ele continua: "A vergonha daquela época combinada com a vergonha que já havia [se acumulado] em minha vida me silenciava, e há 14 anos convivo com essa vergonha em silêncio. Ser soropositivo, no lugar de onde vim, crescendo na igreja pentecostal com uma família muito religiosa, era um castigo de Deus".

O ator contou a apenas algumas pessoas próximas, com medo de ser julgado: "Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e não tinha certeza se conseguiria se as pessoas erradas soubessem disso. Seria apenas outra forma de as pessoas me discriminarem em uma profissão que já tem muita discriminação. Então tentei pensar nisso o mínimo que pude. Tentei bloquear. Mas a quarentena me ensinou muito. Todos foram obrigados a sentar e calar a boca".

Na entrevista, ele também falou sobre racismo: "Como uma pessoa negra, e, particularmente, como um homem negro neste planeta, você tem que ser perfeito ou será morto. Mas olhe para mim. Sim, eu sou a estatística, mas eu a transcendi. É assim que é ser soropositivo agora. Eu vou morrer de outra coisa antes de morrer disso".

Porter também afirma que teve medo de contar até para a mãe: "Ela já havia passado por tanta perseguição por parte de sua comunidade religiosa por eu ser queer que eu simplesmente não queria que ela vivesse o 'eu te disse' deles. Eu não queria colocá-la nisso. Eu estava envergonhado. Eu tinha vergonha. Eu era a estatística daquilo que todo mundo dizia que eu seria".

Porém o ator afirma que recebeu apoio ao contar a situação por relefone: "Ela disse: 'Você carrega isso há 14 anos? Nunca mais faça isso. Eu sou sua mãe, eu te amo, não importa o que aconteça. E eu sei que não entendia como fazer isso no início, mas já se passaram décadas".

Porter interpreta o personagem Pray Tell na série Pose - que também é HIV positivo - e disse que também contou sobre seu diagnóstico ao elenco: "Eu me levantei na frente do elenco e da equipe técnica e de todas as pessoas que ajudaram a criar esse espaço, e falei a verdade porque, a certa altura, a verdade é o caminho responsável. A verdade é a cura. E espero que isso me liberte. Espero que isso me liberte para que eu possa experimentar uma alegria real e pura, para que eu possa experimentar a paz, para que eu possa experimentar a intimidade, para que eu possa fazer sexo sem ter vergonha".

Ele finaliza: "Isso é por mim. Estou fazendo isso por mim. Tenho muita coisa para fazer e não tenho mais medo disso. Eu disse à minha mãe: esse era o meu obstáculo. Eu não me importo com o que alguém tem a dizer. Ou você está comigo ou você simplesmente sai do caminho".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Billy Porter (@theebillyporter)