FAMOSOS

Bárbara Paz diz fugir do rótulo de "bruxa má": "Estou tentando fazer uma vilania de um jeito mais suave"

Bárbara Paz está completando 20 anos de carreira em novelas

Atriz trabalhou como diretora em filme disponível no Globoplay - Foto: Reprodução / TV Globo
Atriz trabalhou como diretora em filme disponível no Globoplay - Foto: Reprodução / TV Globo

Redação Publicado em 13/04/2022, às 09h15

Bárbara Paz, de 47 anos, refletiu sobre o título de "bruxa má" ao falar sobre sua personagem, Úrsula, em Além da Ilusão. A atriz conta, ainda, que está feliz de estrear no catálogo do Globoplay com a produção "Parou". 

Bárbara admite, à Quem, que evita rotular sua personagem como Vilã: "Vilã é uma palavra tão forte, né? Ela é uma mulher tentando sobreviver, tentando ser alguém na vida, mesmo que, para isso, ela tenha que passar por cima de muita coisa e muita gente. Ela vai fazer de tudo para alcançar o que deseja na vida, que é ser alguém, ter um sobrenome, uma família, uma estabilidade financeira."

"Acho que de vilania todo ser humano está cheio. A vilania depende do ponto de vista", disse. A atriz também fala sobre estar trabalhando atrás das câmeras nos últimos anos e a sensação de voltar às novelas após um tempo afastada: "Estou feliz por voltar em Além da Ilusão, uma novela leve, suave e que narra quase como uma fábula uma história de amor e dor, porque todo amor tem dor. É uma novela que tem a leveza que um folhetim pode ter, com lados escuros e claros, como é a vida. Estou muito feliz em estar de volta depois de quatro anos longe. No começo das gravações, foi meio estranho. Achava que não sabia mais fazer."

A artista prosseguiu: "Quando a gente fica do lado de lá das câmeras, vem a sensação de "será que ainda sei fazer?". Mas, depois, a gente é mordida pelo bicho da atuação e vai embora. E uma delícia fazer a Úrsula. Vilã é uma palavra forte, né? Parece que você só vai fazer maldade, mas Além da Ilusão é uma novela das 6. Há o lado lúdico. Estou tentando fazer uma vilania de um jeito mais suave e não só a vilania da bruxa má".

Questionada, também, sobre se lembrar de algum conselho que recebeu, Paz relembra: "Escutei da Bibi Ferreira, com quem trabalhei no teatro (Às Favas com os Escrúpulos, em 2008), algo que guardo na hora de iniciar uma personagem. 'Tudo começa pelo pé. Qual sapato ela usa?'. O sapato ajuda a definir o jeito que a sua personagem vai andar, a postura que terá."

"Presto muita atenção na vestimenta porque sei que isso vai me ajudar. Eu amo o figurino desta novela e a caracterização é maravilhosa. Em outra vida, talvez eu já tenha vivido nos anos 40. Eu visto bem o figurino da época", finalizou.