Atriz de "As Five" resolveu não aceitar o trabalho em filme estrangeiro
Redação Publicado em 05/04/2023, às 10h39
A atriz Ana Hikari, de 28 anos, contou em entrevista que se negou a participar de um filme internacional por conta da hipersexualização da mulher amarela. A artista explicou que a produção estava sendo filmada no Brasil e que não gostou do papel estereotipado que lhe foi oferecido.
"A função da pessoa amarela dentro da indústria audiovisual é de coadjuvante, alívio cômico e a mulher é de hipersexualização", começou Ana na entrevista para o Hit Site, nesta quarta-feira (05/04).
Ela explicou em seguida que ficou inicialmente animada com a possibilidade de trabalhar em um longa-metragem estrangeiro, mas se decepcionou quando percebeu como era o papel: uma mulher nua na cama, enquanto o personagem masculino se levanta e ela permanece deitada, mostrando o corpo.
"Eu fiquei completamente chocada, por que que eu vou emprestar meu corpo racializado para reforçar um estereótipo de hipersexualização da mulher amarela?", questionou a atriz, que interpreta Tina na série "As Five", do Globoplay.
Ver essa foto no Instagram
Na entrevista, Ana comentou sobre a sua alegria pela vitória de Michelle Yeoh no Oscar 一 a atriz venceu como Melhor Atriz por seu papel em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que saiu da cerimônia com mais seis prêmios, inclusive Melhor Filme.
No entanto, Hikari afirmou que ainda é preciso lutar mais pela representatividade asiática no meio cinematográfico.
“Diante disso, há muita desinformação, ignorância e racismo. Quando eu vejo essas manifestações, eu não gosto de passar raiva, prefiro passar informação”, afirmou a atriz, que disse usar suas redes sociais para ajudar na causa.
COLUNISTAS