por Eduardo Graboski
Publicado em 08/04/2024, às 16h35
Fenômeno na web, Virginia Fonseca mostrou que seu talento e carisma vão além das redes sociais ao estrear seu programa Sabadou no SBT. A verdade é que ela nasceu para se comunicar e entreter.
Em pleno horário nobre, no sábado à noite, a influencer convidou sua própria família como atração. No palco: a mãe Margareth Serrão – que está no elenco fixo – o marido Zé Felipe, os sogros Leonardo e Poliana Rocha, além do amigo Lucas Guedez, que também fará participações.
Na TV, Virginia surge como a nova Eliana. Ela tem talento para a coisa, sabe improvisar, é autêntica, dinâmica, divertida e sabe equilibrar informação com entretenimento. Virginia desponta, portanto, como uma grande apresentadora e seu sucesso na televisão é inevitável.
Claro, ainda falta a malandragem da TV para ela. Mas aos poucos Virginia vai aprender a se posicionar melhor, a improvisar mais e deixar o programa mais fluído, encarando talvez o ‘ao vivo’. Ela mesma sabe disso. Estreou pedindo compreensão e paciência do público por estar ‘começando’ na TV.
A abertura, mostrando Virginia numa tela de celular, reforçou que os ambientes mudaram. E que ela agora é uma apresentadora. Aliás, esse é o grande desafio dela: se adaptar aos formatos e ideias da televisão. Pelo que se viu na estreia, Virginia fez a lição de casa, entendeu a proposta e comandou bem o auditório.
Justamente por isso, Virginia surge como a substituta natural de Eliana, que está deixando o SBT. A influencer pode ocupar as tardes de domingo e conquistar o mesmo sucesso da veterana. Aliás, até a risada de Virginia é parecida com a de Eliana. E longe de ser uma cópia, a novata é promissora de verdade.
Já sobre o formato, sinto falta de um programa mais fluído. Talvez por ter sido a estreia, quando tudo parece mais engessado. Nos próximos, o canal poderia gravar no ritmo de ‘ao vivo’, mostrando a entrada e saída dos convidados e a movimentação no palco, sem cortes secos.
Outro ponto que incomoda é o excesso de aplausos, incluindo as palmas da própria apresentadora. Para quem assiste, parece forçado. E para quem está ali, no estúdio, parece cansativo. As reações poderiam ser mais naturais. Mas isso é só um detalhe.
No ar, o ‘Sabadou com Virginia’ parece uma mistura do ‘Programa da Eliana’ com o ‘Altas Horas’ – ou melhor, o extinto ‘Programa Livre’. São entrevistas leves que soam mais como um bate papo, musicais, um toque de nostalgia – ao relembrar arquivos dos convidados –, informação e a participação da plateia.
A novidade deu resultado e o SBT deve se orgulhar disso, assim como a recente estreia do ‘Circo do Tiru’, também aos sábados. Na estreia de Virginia, a audiência cresceu 52% e o SBT foi vice-líder isolado no horário, atrás apenas da Globo. E mais: o ‘Sabadou’ esteve entre os assuntos mais comentados na internet. A atração, de fato, pegou!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.
COLUNISTAS
Eduardo Graboski
“Senna”, série da Netflix, é injusta ao excluir Galisteu da históriaPop Listas!
5 famosas que tem um coração tatuado no bumbum