CINEMA

Glenn Close fala sobre derrota de Fernanda Montenegro no Oscar de 1999: "Não faz sentido"

A atriz deu uma entrevista para divulgar seu novo filme, "Era Uma Vez um Sonho", e falou sobre o assunto

Glenn Close, em entrevista para a ABC News, fala sobre Fernanda Montenegro - Foto: Reprodução / ABC News / Buena Vista International
Glenn Close, em entrevista para a ABC News, fala sobre Fernanda Montenegro - Foto: Reprodução / ABC News / Buena Vista International

Redação Publicado em 24/11/2020, às 11h54

Glenn Close tem dado entrevistas para falar sobre seu mais novo filme, "Era Uma Vez um Sonho", no qual ela co-estrela com Amy Adams. O longa, dirigido por Ron Howard, estreou nesta terça-feira (24/11) no catálogo da Netflix.

Nós, do CENAPOP, já vimos o filme e falamos sobre ele no vídeo abaixo:

Em um dos bate-papos para a divulgação do novo trabalho, Close -- uma veterana de Hollywood com sete indicações ao Oscar -- relembrou o momento em que Gwyneth Paltrow venceu na premiação na categoria de Melhor Atriz, batendo a brasileira Fernanda Montenegro, que concorria por "Central do Brasil" em 1999.

O assunto veio à tona quando o crítico Peter Travers, que entrevistava a atriz para a ABC News, resolveu questioná-la sobre suas derrotas em premiações. "Pergunta meio estranha, mas quando você faz um filme sempre é levantada uma questão de como: 'Meu Deus, ela deveria ter ganhado um Oscar por ter interpretado isso", iniciou.

"Eu sei que você é bem graciosa sobre o assunto, eu que fiquei puto da vida quando você não ganhou pelo A Esposa (filme de 2019, onde ela perdeu para Olivia Colman), mas vocês todos pareciam bem. Como você lida com essas coisas?", perguntou.

Após pensar um pouco para responder, Close foi diplomática: disse que, às vezes, ser indicada é melhor do que vencer. "Mas eu nunca entendi como, honestamente, você consegue comparar atuações, sabe?", questionou. Foi nesse momento que ela citou o trabalho da veterana brasileira.

"Eu me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível em 'Central do Brasil', e pensei: O que? Não faz sentido", disse ela.

A vitória de Paltrow é bem contestada até os dias de hoje, assim como o filme "Shakespeare Apaixonado", que venceu outras seis categorias naquele ano, inclusive a de Melhor Filme, superando alguns longas que hoje são considerados clássicos como "O Resgate do Soldado Ryan", "A Vida é Bela" e "Além da Linha Vermelha".

Veja a nossa opinião sobre "Era Uma Vez um Sonho", filme que estreou hoje na Netflix:

 

Web reage a frase de Glenn Close

O trecho da entrevista de Close repercutiu bastante nas redes sociais hoje, com a esmagadora maioria defendendo a visão que ela tem sobre o fato da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não ter dado o prêmio a Fernanda. Veja: