O que esperar do programa de Virginia Fonseca no SBT?

Eduardo Graboski Publicado em 27/11/2023, às 09h51

Programa de Virgínia será parecido com o Altas Horas, da TV Globo - Foto: Gabriel Cardoso/ SBT

Como eu já tinha adiantado na coluna de 14 de novembro, Virginia Fonseca é a mais nova contratada do SBT. Aliás, a emissora de Silvio Santos promete uma grande renovação em 2024. Tudo para recuperar os índices de audiência e fortalecer sua imagem de “TV da família”.

E a grande aposta é justamente o programa de Virginia, tida como a maior influenciadora do Brasil. A partir de agora conto tudo pra você! Afinal, o que podemos esperar?

Já sabemos que a atração vai ao ar nos sábados para concorrer com Altas Horas, da Globo, e terá um formato parecido: entrevistas, famosos, humor e interação com a plateia. A estreia está prevista para março de 2024.



Nos corredores, é certo que a mãe da influencer, Margareth Serrão, será sua assistente de palco. Algo inusitado, é verdade. Talvez para dar mais segurança à apresentadora. Afinal de contas, ela ainda é crua na TV.

Mesmo com carisma impressionante e acostumada com câmeras, Virginia ainda precisa aprender muito sobre posicionamento, improviso e eliminar seus vícios de linguagem. Algo que passa batido na web, mas que não deve existir na televisão.

O programa já tem nome definido: Sabadou e a ideia é justamente ser para toda a família, misturando entretenimento, música, humor e variedades. O influenciador Lucas Guedez, amigo de Virginia, já está escalado para a atração. Ainda não se sabe como ele será aproveitado.

Ao que se sabe, o programa contará com quadros externos como visita a mansões de artistas e bastidores de shows. Lucas Guedez deve surgir nesses momentos. O SBT ainda procura um parceiro de cena para Virginia no palco, que sirva de “escada” para brincadeiras e interações. O escolhido deve ter experiência em TV.

A estratégia do SBT e da própria Virginia é bem inteligente: trazer o público da internet para a televisão. Por isso vão mobilizar influencers e quadros com grande potencial para viralizar nas redes sociais. Quem sabe assim, a emissora consiga recuperar sua audiência e recuperar seu faturamento.

A ideia é boa, mas bem desafiadora. Já sabemos que o público que gosta da TV não é o mesmo que passa o dia rolando feed por aí. Além do mais, a audiência de Virginia na web não garante sucesso na televisão. Ela precisa ter humildade para ouvir, aprender e se reinventar.

Já para o SBT, vale apostar em criatividade, ousadia e simplicidade. Olhando para a sua própria história, é possível resgatar quadros de sucesso – principalmente dos anos 2000 – e garantir um programa leve, alegre, dinâmico e divertido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.

Virgínia Eduardo Graboski

Leia também

Jorge e Mateus, Maiara e Maraisa e mais sertanejos encerram o ano no Villa Country em SP


Tirullipa assina com o SBT; Virginia também deve ganhar programa


Morre um gênio da TV: Magrão deu vida a programas de auditório que amamos até hoje


Ana Castela merecia Prêmio Multishow, injustiça não pode se repetir no Troféu Imprensa


Contrato assinado! Michelle Barros é a peça que faltava nas manhãs do SBT


Apresentador da RedeTV! é eleito embaixador do Mister Brasil