EDUARDO GRABOSKI

Xuxa culpa ex-empresária por seu próprio sucesso. Dá para entender?!

Xuxa, o Documentário está disponível no Globoplay - Foto: Globo/ Divulgação e Blad Meneghel
Xuxa, o Documentário está disponível no Globoplay - Foto: Globo/ Divulgação e Blad Meneghel
Eduardo Graboski

por Eduardo Graboski

Publicado em 20/07/2023, às 09h48

Xuxa, o Documentário. Esse é o título da série lançada pela Globoplay que conta a história da eterna rainha dos baixinhos. Acontece que o público está diante de dois mundos. Ou de duas realidades. Explico a partir de agora.

O que saiu na mídia até agora – sobretudo no Fantástico, da Globo – dá conta que a apresentadora metralhou Marlene Mattos, sua ex-empresária, com críticas e revelações baixas. Xuxa diz que sua fiel escudeira mantinha uma relação abusiva e manipuladora.

Mas, quem assistiu o primeiro episódio da série não entendeu direito isso. Xuxa está equilibrada e faz poucas críticas à ex-empresária. Até aí, tudo bem. O clima pode esquentar nos próximos episódios. Portanto, quem espera barraco e grandes revelações logo no início, vai se decepcionar.



É compreensível não ter tantas reviravoltas nesse momento. A série precisa manter o público ali, vidrado na história. E por isso contextualiza o início da carreira de Xuxa e como ela foi parar na TV. Faltam detalhes, é verdade. O roteiro poderia render mais. Mas dá para entender o básico.

Mesmo sem tantas declarações polêmicas – ainda! – já dá para cravar que Xuxa culpa a ex-empresária por seu próprio sucesso. Afinal, ela mesma assume no documentário que Marlene era a cabeça e ela, o corpo. A apresentadora fazia tudo que sua diretora mandava. E talvez por isso tenha tido tanto sucesso.

Ora, se Marlene era estrategista, pensava em cada passo e orientava Xuxa sobre todas as coisas, inclusive na vida pessoal, temos que admitir que a empresária é a grande responsável pelo sucesso da apresentadora. Claro, Xuxa tem um talento inegável. Mas só isso não basta.

Xuxa o documentário
Xuxa, o documentário - Foto: RV Globo/ Divulgação
Apesar de Xuxa reconhecer em partes a importância de Marlene, ela parece mais preocupada em revelar os podres do que contar sua própria trajetória. E isso incomoda um pouco quem assiste. Por que todas essas ‘bombas’ agora, depois de tanto tempo? E mais, por que naquela época Xuxa não denunciou a própria empresária? Ou quebrou o contrato?

A pergunta que fica é: Xuxa está usando o nome de Marlene para promover seu próprio documentário? Ou talvez a sua própria imagem? E de quebra manter sua imagem de 'boa moça'? Seria uma estratégia obscura? Mas, uma mulher considerada rainha dos baixinhos precisaria disso? Ainda são perguntas sem respostas.

É claro que a relação das duas desgastou. Isso acontece com todos. Foram 19 anos juntas. Vivendo, trabalhando, trocando confidências e pensando no futuro. Uma hora a parceria se encerra, é natural. Mas, insisto, por que essa artilharia pesada contra Marlene Mattos? Alguns, no mínimo, dirão que a apresentadora é ingrata. Ou conivente. Ou ainda, oportunista.

Xuxa culpa Marlene, mas foi sua ex-empresária e diretora que a fez um sucesso. Foi ela que a transformou em rainha dos baixinhos. Marlene não merecia ser apedrejada. E nem vista como um monstro, principalmente pelos fãs de Xuxa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.