TV

Primeira versão brasileira de Chiquititas estreou há 23 anos! Veja como está o elenco

Trama foi exibida no SBT pela primeira vez em 1997

Primeira versão brasileira de Chiquititas estreou no SBT há 23 anos - Foto: Reprodução/ SBT e Instagram
Primeira versão brasileira de Chiquititas estreou no SBT há 23 anos - Foto: Reprodução/ SBT e Instagram

Redação Publicado em 29/07/2020, às 16h59

Muito lembrada até hoje pelos fãs, a primeira versão brasileira de Chiquititas, exibida pelo SBT de 1997 a 2001, completou 23 anos na última terça-feira (28/07).

Sucesso absoluto, a história de Mili (Fernanda Souza), Pata (Aretha Oliveira), Bel (Vivian Nagura) e Mosca (Pierre Bittencourt) – os órfãos que viviam na mansão Raio de Luz – acabou revelou ótimos atores, ganhou um remake anos depois, e voltou a reunir o elenco para a produção do documentário Anos Depois, que está em fase de finalização.

Produzida em parceria com o canal argentino Telefé, a trama deu tão certo que teve 807 capítulos e ficou no ar por quase quatro anos.

Abaixo, O CENAPOP mostra um antes e depois do elenco.

Ana Olívia Seripieri, a Tati

Ana Olívia Seripieri, a Tati de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Ana Olívia Seripieri tinha apenas 8 anos quando interpretou Tati – uma das protagonistas de Chiquititas. Após a novelinha, atuou em outros folhetins do SBT e no teatro. Em 2007, após fazer Amigas e Rivais, também no SBT, acabou se afastando da telinha.

Aretha Oliveira, a Pata

Aretha Oliveira, a Pata de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Aretha Oliveira já tinha uma carreira na TV antes da fazer a Pata em Chiquititas: ela estreou em 1990, com um papel em Brasileiras e Brasileiros (SBT), aos cinco anos. Com o fim da novelinha, ela fez mais alguns poucos papeis menores, e acabou se tornando protagonista de propagandas veiculadas na TV. Ela também fez várias aparições em propagandas políticas, mas não entrou para a área.

Allan César Dias, o Neco

Alla César Dias, o Neco, na época da novela, e em foto mais atual – Foto: SBT e Reprodução/ Facebook

 

Allan César Dias interpretava o órfão brincalhão Neco. Depois de atuar em Chiquititas ele deixou a profissão e passou a trabalhar na defensoria pública do Estado de São Paulo. Corintiano roxo, ele não gosta de falar do passado, e por isso sempre recusa pedidos de entrevista para comentar sobre seu período no elenco da novela.

Beatriz Botelho, a Ana

Beatriz Botelho, a Ana de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Beatriz Botelho dava vida à conhecida órfã ruiva Ana. Ela tinha apenas 9 anos quando começou a trabalhar na novelinha. Com o fim da trama, ela também deixou a profissão de atriz e mais tarde passou a estudar para trabalhar como comissária de bordo. Ela é mãe de uma menina, Maria.

Bruno Gagliasso, o Rodrigo

Bruno Gagliasso, o Rodrigo de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Um dos mais conhecidos remanescentes de Chiquititas, Bruno Gagliasso investiu na carreira de ator e foi para a Globo, onde teve trabalhos marcantes. O último, por exemplo, foi como protagonista da novela O Sétimo Guardião (2018). Além de seus trabalhos na frente das câmeras, Bruno é conhecido por ser um ativista de ecologia e direitos humanos. É casado com Giovanna Ewbank, com quem tem três filhos, Titi, Bless e o recém-nascido Zyan.

Carla Diaz, a Maria

Carla Diaz, a Maria de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Carla Diaz interpretou Maria em Chiquititas na primeira versão da novela, e foi um grande sucesso. O papel fez com que ela se tornasse famosa ainda pequena. Contratada pela Globo, fez diversos papéis de destaque (um muito lembrado é o de Khadija, em O Clone, de 2002). Em seu trabalho mais recente, interpretou Suzane Von Richthofen no cinema.

Carmo Dalla Vecchia, o Rian

Carmo Dalla Vecchia, o Rian de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Carmo Dalla Vecchia também se deu bem após o fim de Chiquititas. Na novela, ele interpretava Rian. Após mais alguns papéis coadjuvantes, ele foi para a Globo, onde conseguiu maior destaque em novelas da emissora. Dalla Vecchia virou galã, sendo um dos homens mais cobiçados do cast da emissora. Ele também se dedica ao teatro.

Débora Falabella, a Estrela

Débora Falabella, a Estrela de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Débora Falabella foi para a Globo assim que a primeira fase da novela Chiquititas terminou. Atualmente com 41 anos, acumula incontáveis trabalhos na TV, teatro e cinema. Seus trabalhos mais recentes foram na série Aruanas, da TV Globo, e no filme Depois a Louca Sou Eu (2020).

Elisa Veek, a Fran

Elisa Veek, a Fran de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Elisa Veek interpretou uma das principais personagens em Chiquititas – ela compunha o “núcleo duro” da novela, juntamente com Fernanda Souza e Aretha Oliveira. Atualmente, no entanto, ela atua no ramo do jornalismo. Ela foi âncora da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos, interior de São Paulo, e hoje é apresentadora na CNN Brasil.

Felipe Chammas, o Rafa

Felipe Chammas, o Rafa de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

O intérprete de Rafa ficou também um bom tempo no elenco de Chiquititas. Ao sair, ele fez alguns poucos papéis sem grande destaque, até considerar mudar de profissão. Acabou se tornando comissário de bordo, função que exerce até os dias de hoje.

Fernanda Souza, a Mili

Fernanda Souza, a Mili de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Uma das chiquititas mais conhecidas, Fernanda Souza foi alçada à fama por conta da novela. Assim que a primeira fase acabou, ela foi para a Globo, onde fez vários papéis de destaque em novelas, principalmente no núcleo cômico, como em O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005).

Flávia Monteiro, a Carolina

Flávia Monteiro, a Carolina de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Flávia Monteiro já havia feito ótimas novelas (incluindo Vale Tudo, Pantanal e Éramos Seis) antes de dar vida para a personagem Carolina. Na novelinha, fez parte do núcleo central, ela ajudava a administrar o orfanato. Após o folhetim, ela passou a interpretar outros personagens em novelas da Globo e da RecordTV!.

Francis Helena Cozta, a Cris

Francis Helena Cozta, a Cris de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Francis Helena Cozta fez parte de Chiquititas em um papel que obteve bastante destaque. Ao fim da sua participação na novela, ela ainda continuou atuando, e fez vários comerciais de TV e também cinema. Seu mais novo trabalho é no filme Lollie (2020),  eleito para ser exibido em Cannes.

Gésio Amadeu, o Chef Chico

Gésio Amadeu, o Chef Chico de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e TV Globo

 

Um dos veteranos do elenco, Gésio Amadeu já era um ator respeitado na época de Chiquititas. Após a novela, não teve problema em achar novos trabalhos, vários deles na TV Globo. O último destaque que ele teve na emissora foi dando vida a Chico Criatura, personagem de Velho Chico (2016), que foi exibida no horário nobre. Na live de reencontro no qual revelaram o projeto Anos Depois, todo o elenco desejou melhoras ao ator, que está internado após contrair covid-19. 

Gisele Frade, a Bia

Gisele Frade, a Bia de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Gisele Frade foi uma das protagonistas da novela e não demorou para conseguir outra chance na telinha. Após Chiquititas, entrou em Malhação (2001-2005). Depois, no entanto, se afastou da telinha. DJ e atriz, ela fez, em 2018, a peça Sobre Anjos e OVNIS, e mais recentemente, no cinema O Vazio de Domingo à Tarde (2020).

Giselle Medeiros, a Dani

Giselle Medeiros, a Dani de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Intérprete de Dani em Chiquititas, Giselle Medeiros não ficou muito tempo na trama. Sua personagem perdeu o movimento das pernas depois de cair do andar de cima do orfanato Raio de Luz. A história marcou o público, que até hoje lembra da personagem. Atualmente, ela trabalha como modelo, fotógrafa e também pinta quadros. Há vários expostos em seu página no Instagram.

 

Jônatas Faro, o Samuca

Jonatas Faro, o Samuca de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Jônatas Faro interpretou Samuca, um dos personagens principais dos últimos tempos da novela. Cantor talentoso, ele fez vários trabalhos no teatro musical. Em 2017, trabalhou em Apocalipse, da RecordTV, e depois fez uma participação em Jesus (2019).

Kayky Brito, o Fabrício

Caption

 

Kayky Brito participou de Chiquititas no papel de Fabrício. Chamou tanto a atenção que pouco tempo depois estava na TV Globo (e no papel de protagonista): ele fez O Beijo do Vampiro, um dos grandes sucessos da emissora nos anos 2000. Recentemente fez Verão 90 na TV e Socorro! Virei uma Garota, no cinema, ambos em 2019.

Laura Feliciano, a Boneca Laurinha

Laura Feliciano de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Laura Feliciano participou de Chiquititas de 1997 até meados de 1998. Ela contracenava diretamente com Carla Diaz, que fez a chiquitita Maria.

Marcos Pasquim, o Felipe

Marcos Pasquim de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Marcos Pasquim fez Felipe, par de Carolina, papel de Flávia Monteiro. Da novelinha, o galã foi direto para a TV Globo, onde se tornou o “muso” de Carlos Lombardi em suas novelas – incluindo Kubanacan (2003), onde fez o hoje icônico Esteban.

Mariane Oliva, a Marian

Mariane Oliva, a Marian de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Marian foi o mais próximo de uma vilã que passou pela história no elenco infantil de Chiquititas. Sua intérprete era Mariane Oliva, que após alguns trabalhos feitos depois de deixar a novela, passou a atuar em comerciais. Atualmente ela trabalha como gerente comercial.

Nelson Freitas, o Fernando

Nelson Freitas, o Fernando de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Antes de fazer Chiquititas, Nelson Freitas – que ficou ainda mais conhecido por suas tiradas geniais no humorístico Zorra Total –, já havia participado de novelas como Rainha da Sucata (1990), Irmãos Coragem (1995) e Tocaia Grande. Na trama do SBT, interpretou Dr. Fernando Brausen. Recentemente fez Malhação: Toda Forma de Amar (2019).

Paulo Nigro, o Júlio

Paulo Nigro, o Júlio de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Paulo Nigro deu vida a Júlio, um dos órfãos de Chiquititas no fim da primeira fase da novela. Ele continua se dedicando a sua carreira artística. Teve um papel de destaque em Os Dez Mandamentos, novela da Record, emissora onde coleciona trabalhos.

Pierre Bittencourt, o Mosca

Pierre Bittencourt, o Mosca de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Pierre Bittencourt é bastante lembrado pelo papel de Mosca. Ele nunca saiu do meio artístico e se manteve na ativa com pequenos papéis coadjuvantes e também como dublador. Recentemente ele participou de Carcereiros, série do Globoplay, em um personagem que chamou a atenção do público por ser completamente diferente do que ele havia feito até então.

Renata Del Bianco, a Vivi

Renata Del Bianco, a Vivi de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Renata del Bianco fez Vivi em Chiquititas e, logo após o término de sua participação, ela passou a fazer alguns outros papéis de menor destaque. Distante da carreira artística, se formou em Veterinária. Recentemente ela fez uma participação no programa Morning Show, da RedeTV!.

Sthefany Brito, a Hanne

Sthefany Brito, a Hanne de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Sthefany Brito não teve problemas para encontrar trabalho em sua estreia como atriz em Chiquititas. Participou de O Clone (2001), Flor do Caribe (2013) e mais recentemente, na RecordTV, fez Jezebel e Amor Sem Igual (2019). Casada com o empresário Igor Raschkovscky, ela está à espera de seu primeiro filho, um menino, que vai se chamar Antônio Enrico.

Thiago Oliveira, o Thiago

Thiago Oliveira, o Thiago de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Thiago Oliveira se manteve no meio artístico após trabalhar em Chiquititas. Na TV Globo, fez O Clone (2001). Após ficar afastado da TV, ele retomou a carreira em meados dos anos 2000, quando participou da Araguaia (2010).

Vivian Nagura, a Bel

Vivian Nagura, a Bel de Chiquititas, na época da novela e atualmente – Foto: Divulgação/ SBT e Reprodução/ Instagram

 

Intérprete de Bel em Chiquititas,Vivian Nagura está com 34 anos atualmente. Após a novela, se afastou da telinha e, em 2008, se formou em Fisioterapia. Em 2010, retomou a carreira de atriz e fez alguns trabalhos no teatro.