FAMOSOS

Shantal Verdelho diz ter sofrido violência obstétrica durante parto em áudio vazado; médico nega acusação

Shantal Verdelho acusou o Dr. Renato Kalil de violência durante o parto de Domênica

Shantal Verdelho afirma ter sido vítima de violência obstétrica, mas médico nega - Foto: Reprodução / Instagram
Shantal Verdelho afirma ter sido vítima de violência obstétrica, mas médico nega - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 11/12/2021, às 12h28

Shantal Verdelho teve alguns áudios vazados nesta sexta-feira (10/12) onde aparece falando sobre o parto de Domênica, sua segunda filha com Mateus Verdelho. Na gravação, a influencer afirma ter sido vítima de violência obstétrica durante o parto.

Nos vídeos gravados por Mateus durante o parto, o ginecologista Dr. Renato Kalil aparece dizendo palavras de baixo calão e pedindo para ela fazer força. "Eu estou fazendo. Eu sou a maior interessada nisso", diz Shantal em um trecho. Pouco depois do parto, ela disse nas redes sociais que o trabalho todo durou 48 horas e não cumpriu o seu desejo de ter um parto humanizado.

Shantal confirmou o conteúdo dos áudios na manhã deste sábado (11/12) para a "Quem", mas afirmou não querer falar sobre o assunto no momento. "Por enquanto, eu não quero ficar revivendo esse momento, mas estou pensando sobre e te aviso", disse ela para a reportagem.

A assessoria do Dr. Renato Kalil também se manifestou para o portal e negou todas as acusações feitas por Shantal. "(Ele) é médico obstreta ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente", começou o texto.

"O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento", prosseguiu.

Em seguida, afirmou que tomará providências judiciais. "Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra".

O conteúdo do áudio

O áudio vazado de Shantal dura cerca de cinco minutos e foi enviado a um grupo de amigas da influencer. "Descobri que ele falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo 'Ficou arregaçada, se não tiver episotomia, você vai ficar igual'", disse ela.

Em seguida, ela acusa o Dr. Renato Kalil de revelar o sexo da criança em suas redes sociais sem sua permissão. "Ele quebrou o sigilo médico", garantiu a influencer, que também acusou o médico de tê-la "rasgado com a mão", além das imagens gravadas por Mateus mostrarem cenas de violência verbal.

"Simplesmente, quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala: 'P*rra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha'. Que ódio. Não se mexe, p*rra'... Depois que vi tudo, foi horrível", lamentou.

Shantal relata o médico chamou Mateus para mostrar sua vagina após o parto. "Ele chamou meu marido e falou: 'Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela'. Ele falava de um jeito como: 'Olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*dido'. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido", finalizou, dizendo ter mostrado o vídeo para o doutor.