FAMOSOS

Regina Duarte comemora exoneração de cargo na Secretaria Especial da Cultura: “Deu-se! Ufa!”

Atriz postou decreto publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (10/06)

Regina Duarte comemorou na web exoneração da Secretaria Especial da Cultura - Foto: Reprodução/ Twitter
Regina Duarte comemorou na web exoneração da Secretaria Especial da Cultura - Foto: Reprodução/ Twitter

Redação Publicado em 10/06/2020, às 08h24

Regina Duarte recorreu ao Instagram para comemorar a exoneração do cargo que ocupava na Secretaria Especial da Cultura, publicada na edição desta quarta-feira (10/06) do Diário Oficial da União (DOU).

Na rede social, atriz publicou um print do decreto e mostrou-se aliviada: “Deu-se! Ufa!”, postou ela, completando a postagem com alguns emojis que remetem a música, teatro, etc.

A exoneração de Regina Duarte foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A postagem, como já era de se esperar, dividiu os seguidores na plataforma.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deu-se ! #ufa ! ☺️🎭🎼🎵🎶💖😉🙏🇧🇷

Uma publicação compartilhada por Regina (@reginaduarte) em

 

No último dia 20 de maio, Jair Bolsonaro publicou um vídeo no Twitter (veja abaxo) para falar sobre a saída de Regina Duarte e contou que a atriz continuará contribuindo com o governo.

“Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”, avisou ele.

O cargo, de acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, já está descartado.

“O projeto que sempre sonhei era inviável”

Na última semana, Regina Duarte postou um desabafo na web e contou que aceitou o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro “no susto” e por amor ao país, e que depois percebeu que entrou em um “universo mais preocupado com Ideologias do que com Cultura”.

“E por falar em Cultura... ... aceitei assustada o convite para a Missão. Aceitei por amor ao meu País, por paixão irrefreável por Arte e Cultura, por confiança no governo Bolsonaro. Aceitei porque muita gente, muita gente mesmo, quando cruzava comigo, em qualquer lugar, com o olho brilhando de esperança, dizia: ‘Aceita, Regina!’ Minha inexperiência em gestão pública foi crucial para que eu descobrisse, até com certo atraso, que o Projeto de Cultura com que sempre sonhei era inviável, porque eu estava enredada num universo muito mais preocupado com Ideologias do que com Cultura”, postou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

... e por falar em Cultura... ... aceitei assustada o convite para a Missão. Aceitei por amor ao meu País, por paixão irrefreável por Arte e Cultura, por confiança no governo Bolsonaro. Aceitei porque muita gente, muita gente mesmo, quando cruzava comigo, em qualquer lugar, com o olho brilhando de esperança, dizia: “Aceita, Regina”! Minha inexperiência em gestão pública foi crucial para que eu descobrisse, até com certo atraso, que o Projeto de Cultura com que sempre sonhei era inviável, porque eu estava enredada num universo muito mais preocupado com Ideologias do que com Cultura. As pressões cotidianas de gente que desconhece a máquina da administração pública foram companheiras constantes. Sempre me pareceu nítido que havia uma torcida nas mídias, nas redes sociais para que a minha gestão não se consolidasse. E sigo Secretária. Não me permito sair deixando incompletas lutas e conquistas para o Setor Cultural. Um exemplo? A Convocação pelo Ministério do Turismo, da reunião do Conselho Gestor da ANCINE para que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) seja liberado. Editais que darão novo fôlego à Cultura Brasileira serão novamente possíveis. Trabalho ainda na edição de um vídeo com textos e imagens que falam do Projeto de Cultura que pude construir com minha Equipe. Não foi pouca coisa. Em breve vou ter a alegria de comunicar as ações que minha passagem pela Secretaria Especial da Cultura deixa como legado a quem me suceder.

Uma publicação compartilhada por Regina (@reginaduarte) em