FAMOSOS

Coletivo de arte que fez 'Tênis de Satã' com Lil Nas X é processado pela Nike

Rapper lançou tênis sem aprovação da marca

Lil Nas X e o "tênis de satã" - Reprodução/CNN
Lil Nas X e o "tênis de satã" - Reprodução/CNN

Redação Publicado em 30/03/2021, às 10h27

O coletivo de arte MSCHF, que lançou o "tênis de Satã" em parceria com o rapper Lil Nas X, está sendo processado pela Nike por violação de marca registrada, segundo a rede NBC news. Lil Nas não foi citado na ação.

Segundo o EXTRA, o processo diz: "Na verdade, já há evidências de confusão e diluição significativas ocorrendo no mercado, incluindo ligações para boicotar a Nike em resposta ao lançamento dos Tênis de Satã da MSCHF com base na crença errônea de que a Nike autorizou ou aprovou este produto".

O rapper está causando polêmica por ter lançado um sapato que batizou de "Tênis de Satã", que é decorado com um pentagrama de bronze, uma cruz invertida e sangue humano de verdade.

O tênis faz parte de uma colaboração entre o rapper e o coletivo de arte MSCHF, que fica em Nova York, e usaram como base o tênis Nike Air Max 97s, porém sem o envolvimento direto da marca.

À CNN, a marca disse: "Não temos um relacionamento com Lil Nas ou com o MSCHF. A Nike não projetou ou lançou esse tênis e não o endossamos".

O rapper produziu 666 pares do sapato customizado. A sola do tênis é feira com 60 centímetros cúbicos de tinta vermelha e uma gota de sangue humano, supostamente retirada de membros diferentes do MSCHF. O produto está avaliado em $ 1018 dólares, ou R$ 5860.

O valor é baseado em um versículo da bíblia. Na passagem Lucas 10:18, está escrito: "Eu vi Satanás cair como um raio do céu". Isso é referência ao clipe mais recente do rapper, para a música MONTERO (Call Me By Your Name), onde ele aparece caindo do céu para o inferno em um pole dance.