FAMOSOS

Nando Cunha lembra “tratamento diferente” em gravação e fala de racismo: “Fui parar no hospital”

Ator contou que procurou atendimento após esperar horas por remédio

Nando Cunha falou sobre racismo e lembrou "tratamento diferente" em set de filme - Foto: Reprodução/ Instagram@nandocunha10
Nando Cunha falou sobre racismo e lembrou "tratamento diferente" em set de filme - Foto: Reprodução/ Instagram@nandocunha10

Redação Publicado em 27/06/2022, às 07h00 - Atualizado às 07h01

O ator Nando Cunha, de 55 anos, contou que percebeu um ato de racismo ao receber um “tratamento diferente” durante uma gravação externa de um filme que fazia no ano passado, juntaente com uma atriz e uma influenciadora famosa.

Ao lembrar do caso, ele explicou que pediu um remédio para a produção, para evitar que uma crise alérgica piorasse, e que acabou no hospital após esperar horas pelo medicamento.

“No ano passado, eu estava rodando um filme e tínhamos noturna numa praia. No elenco, estavam uma atriz e uma influenciadora bem conhecidas. Perguntei se alguém da produção podia pegar um remédio para mim porque eu começava a ter uma crise alérgica. Deu 22h, 23h, meia-noite... E nada. Voltamos a gravar e o remédio não chegou. Eram 2h da manhã e nada. Às 4h, fui ao médico porque o remédio não tinha chegado. Fiquei pensando que, se a atriz ou a influenciadora tivessem pedido, talvez chegasse uma farmácia prontamente. Faz muita diferença quando há mais negros na equipe. O cuidado é outro”, disse ele, à coluna de Patricia Kogut, do jornal O Globo.



Solteiro há algum tempo, após se separar da mãe de seu filho, Davi, de 9 anos, o ator explicou que percebe discriminação nos relacionamentos afetivos.

“Gostaria de ter uma pessoa para compartilhar, dividir a vida. Para falar do que vivi no trabalho, trocar... Sou um homem preto e artista. Sei que não sou um Rafael Zulu, padrão de beleza, bonitão. Já tenho 55 anos, as pessoas me chamam de velho, senhor e o car***. Nunca sei quando uma mulher chega em mim por eu ser o Fernando ou se ela se aproxima por eu ser o Nando Cunha. Depois que me separei, fiquei com o pé atrás”, começou ele.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Nando Cunha (@nandocunha10)

 

E acrescentou: “Minha ex-esposa me conheceu na merda. Ela sabe o que eu passei. Para mim, essa coisa da autoestima é difícil. Tem dia que saio na rua e penso ‘hoje estou para o abraço’ e tem dia que me sinto um nada. Também já vivo o envelhecer. Se eu deixar a barba crescer, ela fica branca. Então, por pensar em tudo isso, às vezes prefiro ficar na solidão da minha cama e das minhas séries. E com a companhia do meu filho. É difícil para um homem preto na minha condição”, desabafou.

Namoro por interesse

Nando explicou que, por ser um ator com projeção, algumas mulheres já se aproximaram dele por interesse:

“Nunca tive relacionamento com gente do meio. E já tive que sair de um namoro porque a pessoa estava comigo porque eu era conhecido, com estabilidade da carreira. Quando você está mal, deixa de ser bonito. Hoje sou muito blindado nesse sentido. Prefiro sair com uma pessoa que nunca me viu na vida e não sabe quem sou eu. Acho que esse é um trauma que nós, homens pretos, carregamos desde pequenos. A gente nunca foi a escolha das meninas da escola nem das meninas da faculdade”, completou.