Artista teve falência de múltiplos órgãos em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus
Redação Publicado em 05/11/2020, às 19h35
Morreu nesta quinta-feira (05/11) o radialista e humorista José Luiz Almeida da Silva, conhecido como Jotinha.
Ele foi vítima de uma falência de múltiplos órgãos, causada pela covid-19, confirmada pouco antes do anúncio do falecimento. Ele tinha 52 anos.
A informação da morte do artista foi confirmada por Fábio Vilas-Boas, secretário estadual da Bahia, estado-natal de Jotinha e posteriormente confirmada pela assessoria de imprensa ao CENAPOP.
“É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do nosso @jotinhadobahea de falência de múltiplos órgãos, ocorrida há pouco, em consequência da #COVID19. Meus sentimentos à família enlutada e a todos que o admiravam”, escreveu o secretário na rede social.
É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do nosso @jotinhadobahea de falência de múltiplos órgãos, ocorrida há pouco, em consequência da #COVID19. Meus sentimentos à família enlutada e a todos que o admiravam. @ECBahiapic.twitter.com/E5CycuUOpE
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) November 5, 2020
Pouco antes da confirmação da morte de Jotinha, o hospital emitiu um boletim dando conta da gravidade da situação do artista, dizendo que ele estava "recebendo suporte clínico com ventilação mecânica invasiva, uso de medicações para manter a circulação sanguínea adequada e suporte de hemodiálise para compensar a perda de função renal".
Jotinha era muito conhecido como o "Rei do WhatsApp", fazendo enorme sucesso na internet. Tirullipa, grande amigo do humorista, solicitou ao secretário Vilas-Boas pela manhã uma ajuda para conseguir transferi-lo do Hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus, para um hospital público.
A campanha do filho de Tiririca tentava a transferência, visto que a família do radialista não tinha condições de mantê-lo internado em uma instituição particular, com diária custando cerca de R$ 23 mil.
Personalidades como a primeira dama Michelle Bolsonaro compartilharam nesta semana um link para uma vaquinha, que visava custear o tratamento feito até o momento.
Tô extremamente triste pelo falecimento do #jotinha - eu era muito feliz sempre que o encontrava. Ele realmente tinha uma presença cativante como poucas.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) November 5, 2020
Não tinha quem não gostava desse cara.
Muito triste por isso :(
Muito mesmo.
Fará muita falta#ripjotinha
Os áudios de Jotinha ficaram famosos no Brasil inteiro. Nele, o humorista usava o bordão "papá", e se tornou uma febre de uns anos para cá. Ele era amigo de várias celebridades -- entre eles, o jogador de futebol Neymar.
Ele chegou até mesmo a ser garoto propaganda do Bahia, seu time do coração. Jotinha participou de diversas ações do clube nas redes sociais. Quando o artista foi internado, o time publicou uma mensagem desejando força e melhoras a ele.
Após a confirmação da morte, o clube se manifestou pelo Twitter.
Alegria, simplicidade e baianidade.
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 5, 2020
Ele era tudo isso e muito mais.
Não à toa foi a voz, a cara e o espírito do Esquadrão.
Jotinha representa a beleza da nossa gente.
A beleza do interior da Bahia.
O bom humor que não arreda o pé.
O sorriso que cura a dor.
Boa viagem, Papá. pic.twitter.com/xIIoHpwIv6
COLUNISTAS