FAMOSOS

Mauricio de Sousa fala sobre projeto de versão adulta da Turma da Mônica: "Um dos meus sonhos"

Cartunista, de 85 anos, comenta sobre o desenvolvimento de projeto com grande equipe

Mauricio conquistou sucesso com as animações de Mônica Toy, mangás da Turma da Mônica Jovem e o live-action Turma da Mônica - Laços - Reprodução/Instagram
Mauricio conquistou sucesso com as animações de Mônica Toy, mangás da Turma da Mônica Jovem e o live-action Turma da Mônica - Laços - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 08/12/2020, às 09h17

O cartunista Mauricio de Sousa, 85, continuou se mantendo ativo durante o ano de 2020, cheio de ideias, o criador da Turma de Mônica diz que faz questão de que seus personagens tenham vidas longas.

Mauricio já conquistou sucesso, além das tradicionais histórias em quadrinhos, com as animações Mônica Toy, os mangás Turma da Mônica Jovem e o live-action Turma da Mônica - Laços. Ele confirmou, ao participar do Fórum das Virtudes, a intenção de ter Mômica e companhia em histórias como adultos: "É um dos meus sonhos, mas é difícil. Tenho uma equipe com psicólogo, novelista da Globo e mais especialistas trabalhando nisso. Posso dizer que é uma história que vai virar de cabeça para baixo. Faço trabalho para a família".

"Não foi fácil. No Brasil, não havia desenhistas de histórias em quadrinhos para crianças. Demorei mais de 20 anos para conseguir publicar", comentou Mauricio. Para que o cartunista se consolidasse no Brasil e atingisse público fora do país, ele foi persistente e resiliente: "As crianças com quem encontro pelo mundo afora também gostam da Mônica do mesmo jeito. E trabalhamos bastante para isso. O nosso estúdio tem 400 funcionários".

Cada filho de Mauricio já o inspirou a criar, porém, ele explica que as observações do cotidiano servem como uma referência: "Olho ao lado e copio. Os personagens vivem ao meu lado. Tive 10 filhos e os 10 viraram personagens. Cada um com características diferentes. Fui um privilegiado em ter inspirações próximas. Meus filhos sempre me ensinaram muito. Nunca senti que meus filhos exercitaram algum tipo de preconceito".

"O mais diferente é o Do Contra, que sempre quer fazer tudo diferente um do outro, ainda que tenha um coração de ouro”, afirma ele. 'O bairro do Limoeiro é inspirando no bairro do Cambuí, onde morei em Campinas', completou o cartunista.