FAMOSOS

Mateus Carrieri fala sobre cirurgia na próstata: "Reconheço que estava assustado"

Mateus incentivou homens a realizarem exames periódicos e afirmou que não está com câncer

Ator realizou uma raspagem de próstata, para evitar que o aumento possa evoluir para um câncer - Reprodução/Instagram/@mateuscarrieriof
Ator realizou uma raspagem de próstata, para evitar que o aumento possa evoluir para um câncer - Reprodução/Instagram/@mateuscarrieriof

Redação Publicado em 18/08/2021, às 08h02

Mateus Carrieri, 54 anos, explicou sobre ter realizado uma cirurgia na próstata, nesta segunda-feira (16/08), e falou sobre a importância de fazer exames periódicos para evitar o câncer na região. 

À Quem, o ator contou sobre a cirurgia: "Meu médico observou que estava com a próstata aumentada, mas não é câncer. A cirurgia, conhecida como raspagem de próstata, tem o objetivo de evitar que o quadro evolua para um câncer". Ele ainda diz que costuma realizar exames regularmente, após ter tido um câncer na tireoide aos 30 anos, seguindo recomendações de exames de próstatas que faz há anos. "E realmente a minha próstata começou a aumentar de tamanho e eu sempre fiz os testes para saber se não tinha nada a ver com câncer e por prevenção e por um desconforto que eu vinha sentindo para urinar a gente decidiu fazer essa operação agora."

Ele prosseguiu: "Mas eu acho superimportante a gente incentivar os homens a quebrarem esse tabu e fazerem os exames de próstata, tanto o ultrassom quanto o exame de sangue e também o toque. Tem gente que morre de medo do toque retal, mas a gente tem que falar abertamente. Mas é uma besteira e é um exame que a maioria dos médicos considera muito importante para diagnosticar a espessura, o relevo da próstata porque tem alguns indicadores de câncer, sim, no exame de toque, não só no exame de sangue". Mateus também revelou quais foram os desconfortos que sentia ao perceber o aumento da próstata. 

"O desconforto que eu sentia e alguns homens vão se identificar com isso é aquela vontade quase que constante de fazer xixi e ir até o banheiro e fazer só um pouquinho. Eu levantava duas, três vezes por noite para urinar. Na hora de urinar, não urinava bastante, então isso vai aos pouquinhos, sem você perceber, minando sua qualidade de vida, atrapalhando seu sono, seu dia a dia e realmente é um risco muito grande quando isso começa acontecer. É um risco para a bexiga, é um risco para desenvolver câncer de próstata e para a sua qualidade de vida."

"Então se você faz essa raspagem, que é uma cirurgia muito mais simples do que a retirada total da próstata devido a um câncer, se você tem a oportunidade de fazer isso preventivamente, é bem melhor", explicou. O ator comentou sobre evitar preconceitos ou tabus ao realizar uma cirurgia em uma região tão íntima e sensível. "Para o homem, lá no nosso íntimo, a gente sabe como isso mexe conosco numa parte tão sensível e só o homem vai saber o que eu estou falando mesmo. Então, operação e próstata são palavras que assustam o homem. O homem por si só, por natureza, já é mais medroso com essas coisas."

Ele conta: "A próstata envolve todo aquele tabu que eu já falei, principalmente sobre o exame da próstata. Uma possível retirada da próstata, a retirada total, envolve sim em risco de uma impotência sexual e isso nos assusta muito. Por isso, a importância de tentar detectar quanto antes. Se você tem alguma predisposição ao câncer de próstata, que você não chegue até esse ponto de ter que fazer a retirada total da próstata. A gente tem exames muito modernos hoje que conseguem prevenir isso. Mas a prevenção não adianta fazer com 60, 70 anos. A prevenção tem que acontecer com 30, 40, 50 anos. Já é bom ir fazer um controle, saber a quanto anda o seu PSA, qual o tamanho e o peso da sua próstata."

"E com relação também à bexiga, porque ela é um órgão que se for afetado não tem volta. Então uma próstata aumentada começa a prejudicar muito o funcionamento da bexiga e a sua bexiga, se for afetada, um abraço. Aí é incontinência urinária para o resto da vida. São problemas graves? Sim. Mas tem exames muito modernos que podem prevenir tudo isso. Então o motivo de eu ter exposto à cirurgia toda é tentar fazer do meu Instagram, já que ele tem muito seguidores, algo positivo e um alerta para os homens que estão chegando perto da minha idade, com 40, 50 anos, a se motivarem a fazer seu check-up completo e com o seu urologista com todos esses exames que eu falei."

"Não adianta só fazer o exame de sangue e o ultrassom. Claro que vai ter um médico ou outro que vai falar que não precisa, que é besteira. Mas eu tenho certeza que vai dar subsídios para o seu urologista. E eu tenho um urologista maravilhoso nesse sentido, Dr. Danilo Galante, quero agradecer a ele e a todo pessoal do hospital Santa Paula, que não tem tanto glamour em São Paulo, mas é de referência. Todos me tratando muito bem, equipamentos de primeira e segurança para a Covid", completou.