“Tenho um pouco de vergonha de admitir [que tem TOC]”, disse a atriz
Redação Publicado em 21/05/2020, às 07h15
Luciana Vendramini criou um podcast, o Retrogosto (hospedado no site e aplicativo do Olapodcasts), para tentar ajudar as pessoas que sofrem de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), crise de pânico e outros desequilíbrios mentais durante a quarentena.
Lançado em meados de abril, o programa conta com a participação de especialistas – ela já conversou com o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva e o jornalista João Luíz Vieira, graduado em Educação Sexual – e foi pensado para aliviar quem precisa de ajuda e informação.
“Minha intenção é polvilhar informações sobre a saúde mental e a mente humana. Quanto tive TOC, demorei a procurar a ajuda por falta de informação mesmo. Aconteceu comigo do nada”, disse ela, ao jornal Extra.
Com histórico de TOC, Luciana disse que até hoje sofre com a doença: “Tenho um pouco de vergolha de admitir, mas ainda só bebo água da garrafa que eu abro. É o que me restou do TOC”, revelou.
Além do podcast, a atriz também fala sobre o tema em lives no Instagram:
“Uma vez estava andando de bicicleta e, de repente, achei que fosse morrer. Não sabia que estava tendo um ataque de pânico. É importante a gente saber reconhecer os sintomas. Se depender de mim, vou falar desse assunto e manter o podcast até os meus 100 anos”, completou a atriz.