Fernanda Montenegro é única candidata a cadeira da ABL, segundo fontes ao GLOBO
Redação Publicado em 08/10/2021, às 10h29
Fernanda Montenegro pode ser a próxima imortal eleita da Academia Brasileira de Letras, segundo fontes à GLOBO. Foi confirmado que não houve candidatos para a cadeira concorrida pela atriz.
A cadeira à qual Fernanda concorre é a de número 17, que era de Affonso Arins de Mello Franco, morto em março de 2020. A academia considera a falta de concorrentes como uma homenagem à atriz.
Três cadeiras também vagaram em 2020: A de número 12, por Alfredo Bosi, de número 20, por Murilo Melo Filho, e a de número 39, por Marco Maciel. As inscrições para as vagas já se encerraram e o resultado oficial será divulgado no dia 4 de novembro.
Completando 92 anos no dia 16 de outubro, a atriz chegou a se inscrever no dia 6 de agosto. Nesta mesma data, a academia realizou uma Sessão da Saudade, pela primeira vez, um ritual em que os acadêmicos se despediram de Affonso. Os acadêmicos possuíam o sonho antigo em relação à eleição da atriz e insistiram para que ela se candidatasse.
Montenegro ainda é reconhecida como um dos maiores nomes do cinema e do teatro brasileiro, além de possuir um forte relacionamento com a ficção e poesia.
COLUNISTAS