FAMOSOS

Felipe Neto anuncia que vai processar pesquisadora do Butantan por ofensas na web: "Nojo"

Youtuber e empresário é vítima constante de campanhas difamatórias orquestradas por setores conservadores

Felipe Neto vai processar pesquisadora do Butantan que o ofendeu nas redes sociais - Foto: Reprodução / Instagram@felipeneto / facebook@mariacarla.petrellis
Felipe Neto vai processar pesquisadora do Butantan que o ofendeu nas redes sociais - Foto: Reprodução / Instagram@felipeneto / facebook@mariacarla.petrellis

Redação Publicado em 12/01/2021, às 12h33

Felipe Neto anunciou, nesta terça-feira (12), que irá processar uma pesquisadora do Instituto Butantan, Maria Carla Petrellis, que o chamou de "macaco" através das redes sociais.

O youtuber e empresário é vítima frequente de campanhas de difamação orquestradas por setores ditos conservadores da sociedade, que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido-RJ). Ao falar sobre o assunto no Twitter, Felipe mostrou sua indignação.

"Infelizmente, essa mulher é pesquisadora do Butantan. Bolsonarista fanática, ela tem por hábito chamar opositores de "macacos pedófilos". Fez o mesmo com Caetano Veloso e foi processada, agora será processada pela minha equipe. Uma cientista doutora em farmacologia", lamentou.

Por fim, deixou ainda mais clara a sua revolta. "Que nojo", ponderou.

Até o momento, Petrellis não fez qualquer comentário em suas redes sociais a respeito do processo que será movido por Felipe Neto.

Felipe Neto indiciado

Em novembro, Felipe foi indiciado pelo delegado Pablo da Costa Sartori, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. O youtuber foi acusado pelo crime de corrupção de menores.

Na época, a assessoria do youtuber negou as acusações, e disse que ele está tranquilo a respeito de sua inocência.

A informação foi publicada inicialmente pelo Jornal Extra desta sexta-feira (06/11). De acordo com o periódico, o delegado afirmou que recebeu, há cerca de um mês, um pedido do Ministério Público do Rio solicitando uma investigação sobre publicações consideradas "impróprias para menores" feitas por Felipe em suas plataformas de conteúdo.

"Há mais ou menos um mês, o MP aqui do Rio me mandou um expediente pedindo a investigação de possível crime por corrupção de menores. É mencionado, entre outras coisas, um monte de vídeos. Dentre esses vídeos tem um que é bem esclarecedor. De 2017, até posteriormente ele fez assinatura de livros, vídeos no YouTube outros materiais que eram direcionados para crianças, com material inadequado para menores. Então, isso me pareceu, sim, estar configurado artigo 244 do ECA", relatou o delegado.

Ele afirmou que Felipe Neto foi intimado, mas optou por não comparecer, preferindo protocolar uma petição.

"Ele foi intimado, o advogado dele compareceu e protocolou uma petição, onde ele fala que não queria ser ouvido. E as explicações seriam aquelas da petição. Sobre isso não tem como obrigá-lo a prestar depoimento", ressaltou.

 

Youtuber se defende

Através de suas redes sociais, Felipe Neto divulgou uma nota assinada pela sua assessoria. Nela, o influencer diz que está sendo vítima de uma campanha de difamação encabeçada por defensores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de quem ele é crítico.

"Por meio de sua assessoria, Felipe Neto reitera que o inquérito está apurando as mesmas falsas acusações e desinformações que há meses vêm sendo cometidas e articuladas por membros da extrema-direita, fortemente incomodados com as críticas ao governo Bolsonaro. Felipe Neto informa que prestou todos os esclarecimentos necessários, porém o delegado de polícia, sem tomar nenhum depoimento ou realizar qualquer investigação, decidiu indiciá-lo", disse o documento.

A nota ainda afirma que Felipe está confiante em relação a justiça: "O youtuber permanece absolutamente convicto e tranquilo de que nunca praticou crime algum e reitera que todo o ocorrido ainda será analisado por um promotor de Justiça. Felipe Neto acrescenta que, quando começou a se manifestar vigorosamente contra os absurdos do governo Bolsonaro, já estava preparado para enfrentar todos os tipos de ataque cometidos pela articulação do ódio, desde a propagação de notícias às falsas acusações, associando Felipe a crimes, na tentativa de destruir sua imagem e reputação".

O influencer trava uma batalha nos tribunais, ao lado de seu irmão Luccas Neto, contra a apresentadora Antonia Fontenelle, que também o acusou de promover conteúdos impróprios a crianças. Os processos movidos por ambas as partes continuam correndo -- algumas decisões a favor dos Irmãos Neto já foram proferidas.