FAMOSOS

Ator Ralph Fiennes gera polêmica ao defender J.K. Rowling após comentários transfóbicos

Ralph interpretou o famoso vilão Lord Voldemort em quatro filmes da franquia 'Harry Potter'

Ator afirma achar 'perturbador' maneira que a autora recebe ódio - Foto/Divulgação
Ator afirma achar 'perturbador' maneira que a autora recebe ódio - Foto/Divulgação

Redação Publicado em 18/03/2021, às 07h30

Intérprete do personagem Lord Voldemort em quatro filmes da saga 'Harry Potter', Ralph Fiennes gerou polêmica ao expressar seu apoio à autora J.K. Rowling após comentários transfóbicos feitos por ela.

Ao portal 'The Telegraph', Ralph explicou: "Eu não consigo entender o ódio dirigido a ela. Eu consigo entender o calor de uma discussão, mas acho esta era de acusação e a necessidade de condenar irracionais. Acho o nível de ódio que as pessoas expressam sobre pontos de vista diferentes dos deles e a violência da linguagem para com os outros, perturbador".

Diferente dos colegas de elenco, a opinião do autor surpreendeu por ir contra o que Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint pensam, que chegaram a reagir divulgando declarações em apoio à comunidade trans.

A polêmica em volta do preconceito começou em junho de 2020, após a autora escrever em seu Twitter sua opinião sobre um artigo que usou a expressão 'pessoas que menstruam', fazendo piada da história não usar a palavra 'mulheres'. Sua publicação causou grande repercussão, levando  J.K. a se defender diversas vezes e mostrar seu ponto de vista em um texto. Ela disparou: "Eu conheço e amo pessoas trans". J.K. ainda afirma que 'tem empatia por pessoas trans há décadas', mas mantém sua forte crítica ao uso de hormônios e cirurgia em jovens.

"Muitos, inclusive eu, acreditam que estamos assistindo a um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays, que estão sendo colocados em um caminho vitalício de medicalização que pode resultar na perda de sua fertilidade e/ou função sexual plena". A autora demonstra receio de que os direitos das mulheres cis acabem sendo esquecidos.

"Quando você abre as portas de banheiros e vestiários para qualquer homem que acredita ou sente que ele é uma mulher... então você abre a porta para todo e qualquer homem que deseja entrar". Ela acabou recebendo vários ataques online por conta de suas opiniões.

A organização GLAAD rebateu a autora emitindo uma declaração: "Parece que JK só é boa em uma coisa: escrever fantasia. Sua missiva mal informada e perigosa sobre pessoas trans vai na cara de especialistas médicos e psicológicos e desvaloriza relatos de pessoas trans. Ela está semeando desunião em uma época em que verdadeiros líderes estão caminhando em direção à união. E para todos os jovens trans e cisgêneros criados em seus livros que agora estão falando alto em apoio às pessoas trans que você conhece e ama, vocês são os futuro e mal podemos esperar para ler e assistir a bela arte que vocês criarão".

No entanto, os astros da saga  emitiram declaração demonstrando apoio à comunidade trans, mesmo evitando entrar no debate. Daniel Radcliffe disse: "Eu percebo que certos meios de comunicação provavelmente vão querer pintar isso como uma luta interna entre JK Rowling e eu, mas não é disso que se trata, nem é o que é importante agora. ...Mulheres transgênero são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que Jo ou eu".

"A todas as pessoas que agora sinto que a experiência com os livros foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários causaram a vocês. Realmente espero que vocês não percam inteiramente o que era valioso nessas histórias para vocês". Emma também escreveu: "As pessoas trans são quem dizem que são e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou informadas de que não são quem dizem ser. Quero que meus seguidores trans saibam que eu e tantas outras pessoas ao redor do mundo vemos vocês, respeitamos vocês e amamos vocês por quem vocês são".

Por fim, Rupert Grint afirmou: "Estou firmemente com a comunidade trans e concordo com os sentimentos expressos por muitos de meus colegas. Mulheres trans são mulheres. Homens trans são homens". A Warner Bros também chegou a emitier uma declaração em resposta no ano passado. A empresa está realizando o terceiro filme escrito pela autora, 'Animais Fantásticos'. "Os eventos nas últimas semanas firmaram nossa determinação como empresa de enfrentar difíceis questões sociais. A posição da Warner Bros. sobre a inclusão está bem estabelecida, e promover uma cultura diversa e inclusiva nunca foi tão importante para nossa empresa e para o nosso público em todo o mundo".

"Valorizamos profundamente o trabalho de nossos contadores de histórias, que se dedicam muito ao compartilhar suas criações com todos nós. Reconhecemos nossa responsabilidade de fomentar a empatia e defender a compreensão de todas as comunidades e pessoas, especialmente aquelas com quem trabalhamos e aqueles com quem trabalhamos e alcançamos por meio de nosso conteúdo".