FAMOSOS

Alexandre Nero compara seu personagem a políticos: "Não consegui encontrar defesa nele"

Alexandre Nero vive Tonico nem Nos Tempos do Imperador

Ator diz que Tonico "personifica o mal" - Reprodução / Instagram @alexandrenero
Ator diz que Tonico "personifica o mal" - Reprodução / Instagram @alexandrenero

Redação Publicado em 04/02/2022, às 08h54

Vivendo o deputado Tonico em Nos Tempos do Imperador, Alexandre Nero, de 51 anos, comparou o personagem com políticos da atualidade, ao falar sobre a trama. 

Em conversa com a Quem, Alexandre viu seu papel ser bastante comentado nas redes sociais, principalmente por Tonico ser um deputado que possui discursos semelhantes ao dos políticos atuais:

"O Tonico foi um personagem diferente e que, pela primeira vez, não consegui encontrar defesa nele. Como ator, costumo fazer o exercício de encontrar alguma defesa no personagem. O Tonico, apesar de ser um personagem fictício, às vezes me parece muito real, de tão absurdo que ele é. Ele personifica o mal", disse. O ator afirma acreditar que Tonico poderia ser um político dos dias atuais, apreciando a produção por levar o telespectador as reflexões sociais políticas, além da arte. 

"É uma novela de época, mas o Tonico é um cara que está aí. Eventualmente, ele pode estar em mim. Nós temos que se olhar. Os absurdos não estão apenas nos outros. A gente tem que se olhar e observar o que a gente pensa ou fala. Nós somos fruto dessa educação, desse país racista, escravocrata. Esse homem, o Tonico, está por aí, andando no nosso meio. Creio que ele seja o personagem com menos dualidade. Nos meus personagens, gosto de colocar a humanidade, mostrar o outro lado. Mas o Tonico é a personificação do mal. Ele fala coisas tão absurdas que não tem como defender", explicou Nero.

Além de Tonico, o artista já chegou a viver outros vilões em novelas como Império (2014), reexibida recentemente em edição especial, em que deu vida ao Comendador José Alfredo. "O Comendador tinha contradições. Ele traficava pedras, era um machistão, mas era um bom pai, por exemplo. Tinha dualidades. Era um anti-herói. Acho muito bacana quando a gente dá diversas camadas ao personagem. O Tonico tem muitas camadas, mas todas indo para o lado do absurdo."

"Tem momentos que eu acho ele tão distópico. Porém, a gente acaba vendo isso na vida real e vê que esse cara está aí. Esse cara não é fruto de ficção. Ele é assustadoramente real e atual", completou.